Filmes da semana 05/12 até 11/12

07/12/2019 18:40:11
Compartilhar

Estreia esta semana nos cinemas em Nova Friburgo Entre Facas e Segredos. Esse é certamente um dos melhores filmes do ano e presta uma honrosa e bem-vinda homenagem a Agatha Christie e sua obra. Um dos nomes do momento em Hollywood é Rian Johnson que escreveu, produziu e dirigiu esse filme repleto de suspense, mistério e muito humor negro. O enredo gira em torno do assassinato de um bem sucedido autor de livros que ocorre em seu aniversário de 85 anos. Não posso dizer nada além disso. O roteiro se baseou claramente em Assassinato no Expresso do Oriente, mas o ponto forte não é a trama e sim, como ela é contada. Mais uma vez, não devo dizer algo além para não dar spoiler. Johnson faz cinema e surpreende mais uma vez pelas soluções e a forma narrativa. Esteticamente o filme é belo, a mansão tem uma composição orgânica e confesso que em alguns momentos, lembrei de Woody Allen, com os diálogos ácidos e a música ao fundo. O elenco mostra bem o peso dessa produção e faz valer cada centavo do ingresso. É bom ver Daniel Craig em um papel cômico e Chris Evans fazendo o debochado, mas vamos a lista: Ana de Armas, Jamie Lee Curtis, Toni Collette, Don Johnson, Michael Shannon, Christopher Plummer e Jaeden Lieberher, só para citar alguns. O filme ainda faz uma relevante crítica ao preconceito com os imigrantes. Entre Facas e Segredos é um bálsamo entre os filmes de mistério e é um bom programa para toda a família. Leve, divertido, surpreendente e belo. Melhor filme em cartaz no momento e a indicação etária é para maiores de 14 anos. 

Outra estreia desta semana é Crimes Sem Saída. Confesso que em muitos momentos lembro com saudade dos filmes de ação e correria dos anos noventa. Diversão sem menosprezar a inteligência do público. Isso é basicamente o que temos aqui. O enredo apresenta um policial impulsivo que é escalado para capturar e matar dois criminosos que roubaram uma quantidade enorme de drogas. Aos poucos o policial percebe que tem algo além acontecendo e que ele pode estar sendo um peão manipulado para um fim maior. O que torna esse, um ótimo thriller policial é o ritmo, não precisando se valer de cenas de ação o tempo todo para prender a atenção.  O diretor irlandês Brian Kirk, de GOT e Penny Dreadful, é a liga que consegue amarrar as pontas e equilibrar as ações. Chadwick Boseman ancora o projeto e interpreta um vigoroso detetive em contraponto a J.K.Simmons que faz o capitão. O jovem Stephan James é uma boa revelação e um acerto do roteiro ao dar espaço para que o seu personagem desenvolvesse camadas. Resumindo, é um bom filme de ação policial que se utiliza bem dos elementos capazes de prender a atenção do público. Vale muito o ingresso e a indicação etária é para maiores de 16 anos. 

Estreia também em Nova Friburgo As Golpistas. Lorene Scafaria aos poucos vem trilhando um caminho competente em diversas áreas da produção cinematográfica com um olhar feminino e questionador, utilizando as entrelinhas para mostrar mulheres fortes e ávidas por mudanças. Dirigido e roteirizado por Scafaria, o enredo conta a luta de um grupo de mulheres que após a última depressão econômica dos Estados Unidos, decide aplicar golpes do tipo “boa noite cinderela”, dopando homens e roubando o que conseguirem. É baseado em fatos reais e a diretora faz questão acertadamente, de enfatizar isso. Os golpes são na verdade o pano de fundo para uma história de redenção e amizade. Os grandes méritos do filme estão nas performances, na foça da impressão das imagens e na capacidade de demonstrar os diferentes lados e suas nuances moralmente questionáveis. Apesar do protagonismo e ótimo trabalho de Constance Wu, Jennifer Lopez brilha e rouba as atenções. Ela está linda, à vontade e esbanjando carisma. Importante ressaltar que apesar de se tratar de stripper e executivos, o filme trabalha o “Sonho Americano” corrompido pela realidade acumulando vítimas nos mais diversos segmentos. Erotizado, belo e relevante, As Golpistas tem a capacidade de levantar questionamentos sobre a dura realidade e ainda imprimir cores em uma estética visual forte e multirracial. Vale muito o ingresso e a indicação etária é para maiores de 16 anos.

Com o Natal se aproximando chega aos cinemas Roberto Carlos em Jerusalém. Gravado em 3D e dirigido por Jayme Monjardin, esse é um espetáculo imperdível para os fãs que certamente vai proporcionar momentos inesquecíveis e muitas emoções. Vale sim o ingresso e a indicação etária é livre para todas as idades.

Sugestão: A dica para assistir em casa esta semana a dica vai para O Estranho Mundo de Jack. Inspirado em um poema escrito por Tim Burton, essa animação em stop motion é um clássico natalino que merece ser visto, revisto e aplaudido.

 

 

 

Compartilhar