Filmes da semana 01/04 até 07/04

01/04/2016 20:00:20
Compartilhar

Estreia esta semana nos cinemas Casamento Grego 2. Após 14 anos do grande sucesso que foi Casamento Grego e que faturou mais de 360 milhões de dólares além de ter uma indicação ao Oscar, chega as tela esta continuação repleta de dúvidas e expectativas. Muito tempo se passou e será que o público se lembra do primeiro filme? Será que vem aí mais um caça níquel se apoiando no sucesso do filme anterior? Perguntas como essas e muitas outras que cercaram essa produção ficam fáceis de serem respondidas ao sermos agraciados com um filme interessante, relevante, engraçado e que resgata a essência do original. Não que seja algo memorável, mas certamente surpreendeu. Desta vez Toula e Ian lidam com as questões de uma filha adolescente enquanto Gus tenta reconquistar Maria após descobrirem que depois de 50 anos juntos, não estão legalmente casados. Destaque para o elenco bem afiado, principalmente para Nia Vardalos. John Corbett, Lainie Kazan e Michael Constantine que rouba as cenas cômicas e também para o bom tom das piadas e situações. Não é fácil desenvolver uma narrativa que tem como pilar cômico a estrutura ultrapassada da família grega conservadora sem cair na tentação do estereótipo bobo e do riso fácil. O filme possui uma linha narrativa que questiona valores e sem nada gratuito ou apelativo. O roteiro, porém, derrapa ao inserir muitas subtramas dispersando a questão principal ao tentar abraçar temas demais. Independente disso, o diretor Kirk Jones faz um ótimo trabalho e nos presenteia com uma grata surpresa. Vale sim o ingresso e a indicação etária é para maiores de 12 anos.

A outra estreia desta semana é Voando Alto. É um filme biográfico do esforçado menino que sonhava em participar de uma olimpíada Eddie Edwards. O enredo vai desde quando Eddie era um menino pequeno com problema na perna até ele se tornar adulto, sempre pautando a sua obsessão pelos esportes olímpicos. Interessante é que ele não chegou ao salto com esqui por vocação, mas sim por eliminação. Como a Inglaterra não tinha em sua equipe para as olimpíadas de inverno alguém para saltar, Eddie viu e agarrou a oportunidade com coragem e determinação. Algumas ideias são boas, como a fonte dos caracteres dos créditos referenciando os anos 80 assim como a música cheia de teclados e com cara de Rocky 4 exaltando os feitos do menino. Algumas tomadas também merecem destaque, principalmente as panorâmicas e em close durante os saltos. No mais, é somente um filme fofo. O andamento é arrastado e os personagens em geral são clichês com dramas rasos. Hugh Jackman não salva, na verdade, faz um papel óbvio e previsível. Isso irrita um pouco. Fica parecendo que já vimos tudo isso dezenas de vezes e pior, fica a impressão de vermos personagens com dramas pessoais construídos, tendendo ao inverossímil. Mas volto a dizer, o filme é fofo e Eddie, ainda que cause certa estranheza, tem carisma. Mais do que isso, ele tem bons valores e consegue enxergar a beleza onde outros não veem. É a alma pura, inocente e determinada. Isso sempre rende boas histórias e com “The Eagle” não seria diferente. O filme tem sim uma boa lição, mas nada catártica, seria mais silenciosa, mais duradoura. Vale sim o ingresso e a indicação etária é para maiores de 12 anos.

SUGESTÃO:

A dica para ver em casa esta semana vai para as estreias das novas temporadas de Demolidor e House of Cards. Demolidor é certamente uma das melhores séries de herói da nova safra e Kevin Spacey e Robin Wright arrasam como um casal disposto a tudo para chegar ao topo no jogo de poder da política Norte Americana em Houde of Cards.

Compartilhar