Entrar em forma pode exigir menos tempo do que você imagina

05/05/2016 15:53:16
Compartilhar

Pesquisadores de uma universidade do Canadá realizaram uma pesquisa sobre o treinamento de curta duração e alta intensidade. Com a vida corrida de hoje em dia, cuidar dos filhos, da casa, trabalhar e fora o trânsito entre uma coisa e outra, tudo fica em primeiro plano antes de fazer exercícios. Agora suas desculpas acabaram! Quem vive reclamando de falta de tempo para cuidar da própria saúde, os pesquisadores canadenses provaram que 10 minutos de exercício com apenas 1 minuto intenso, 3 vezes por semana dão um resultado impressionante.

O coordenador da pesquisa diz que não é milagre, ele comparou dois grupos de homens na faixa etária de 20 anos de idade, metade seguiu a medida padrão de 2 minutos de aquecimento, 45 minutos de bike com intensidade moderada mais 3 minutos de desaceleração, total de 50 minutos de exercício físico realizado por 3 vezes na semana. O outro grupo fez o treinamento intervalado de alta intensidade, também 3 vezes na semana. Eles realizaram dois minutos de aquecimento, 20 segundos pedalando em alta intensidade, 2 minutos em uma velocidade moderada, 20 segundos de explosão, 2 minutos lentos, 20 segundos de velocidade máxima e 3 minutos desacelerando, total de 10 minutos de exercício com apenas um em ritmo máximo. Ao final de doze semanas os dois grupos tiveram resultados semelhantes no aumento da capacidade cardio respiratória, na manutenção dos músculos e até na redução de açúcar no sangue. Um fator importante pra quem tem diabetes.

Os coordenadores da pesquisa alerta que exercícios de alta intensidade podem não fazer bem a pessoas mais velhas e quem tem doenças cardio vasculares, ainda lembra que antes de começar qualquer programa de exercício físico é preciso procurar um médico. Para quem esta bem basta esses 10 minutos de atividade física de alta intensidade por 3 vezes na semana. Essa é uma opção eficiente para quem não tem tempo. A ideia é adequar os exercícios ao seu estilo de vida, agora você não tem mais desculpas de falta de tempo, esses treinos podem ser feitos na bike, na esteira ou na rua correndo. Não se esqueça do frequencímetro. Ritmo leve (65 a 75% da FCM), ritmo moderado (75 a 85% da FCM), ritmo forte (90% da FCM) e ritmo muito forte ou explosão (acima de 90% da FCM). A sigla FCM significa frequência cardíaca máxima. Bons treinos!

Compartilhar