Constelação Familiar – A Revolução Terapêutica

01/07/2016 09:39:43
Compartilhar

Muitas pessoas já ouviram falar sobre Constelação Familiar, mas poucas sabem exatamente como funciona este novo recurso terapêutico.  Há outras, no entanto, que nunca tomaram conhecimento desta dinâmica fenomenológica, que tem apresentando tamanha eficácia tanto na resolução de conflitos interpessoais, como na libertação de sintomas emocionais e físicos que encontram sua causa profunda nos entroncamentos energéticos existentes nos sistemas, dentro dos quais estamos inseridos e dos quais fomos originados.

A terapêutica da Constelação Sistêmica foi desenvolvida pelo alemão Bert Hellinger nos anos 80, alastrando-se mundialmente somente nesta última década. É um tipo de terapia coletiva, que transcende o nível pessoal e individual para abraçar uma dimensão mais ampla, alcançando uma consciência maior – aquela que rege e organiza os membros de um dado sistema, seja ele familiar, organizacional, ou até mesmo o nosso sistema fisiológico e psicoespiritual. Para compreendermos como funciona este tipo de terapia, devemos primeiro compreender o que é sistema. Considera-se um sistema a rede energética de relações formadas por vínculos ou interesses em comum, que se baseiam na reciprocidade. Cada ação ou movimento neste sistema interfere e atinge todos os membros que a ele pertencem, prejudicando-o, ou beneficiando-o. Como exemplo podemos citar os sistemas familiares, empresariais, sociais, organizacionais, kármicos ou relacionais.

 A Constelação busca solucionar os conflitos existentes entre os indivíduos pertencentes a um sistema, reajustando as relações ao promover a reconciliação através do Amor. Pois em um nível muito profundo, todas as almas se amam. Através da revelação deste amor, a Constelação proporciona o reencontro, a inclusão, o perdão, o respeito e a reorganização das relações, dentro se um conjunto de Leis sistêmicas que foi observada e registrada por Bert Helliger em suas obras, ao longo de sua experiência prática. A estas leis Bert chamou de As Ordens do Amor. Outras observações ao longo dos anos, o levaram a compreender que existem dinâmicas relacionais negativas que se repetem dentro dos sistemas, as quais desobedecem estas leis, causando bloqueios na corrente energética, impedindo o correto fluxo do amor.

 As Constelações Sistêmicas têm sido utilizadas com muito êxito em vários tipos de desentendimentos coletivos, como a desarmonia conjugal, os choques de temperamento entre membros de uma família, os conflitos de interesse dentro de uma empresa ou organização, ou mesmo na revelação das causas sistêmicas que operam secretamente na criação de doenças físicas ou emocionais. No Brasil, o pioneiro na utilização desta terapêutica foi Sami Storch, Juiz de Direito no Estado da Bahia, que vem obtendo altos índices de conciliações com a utilização dos princípios e técnicas das constelações sistêmicas para a resolução de conflitos na Justiça.

Se a família é a raiz da sociedade, necessário se torna voltar o olhar ao cerne das relações familiares, cujos padrões de relação se estendem à conformação da nossa sociedade. Ora, se a sociedade está caótica, é porque as relações familiares estão carentes de observação e cuidado. Somente quando retrocedermos nosso olhar para uma educação emocional de base, que reconstrua a consciência para que as relações se edifiquem estruturadas no amor, na reciprocidade afetiva e na harmonia, poderemos construir uma sociedade pacífica e uma humanidade irmanada. Até lá, precisaremos de muitos Consteladores, corrigindo e rearranjado os Sistemas dilacerados pelo desamor, pelo orgulho, pela exclusão e pela cobiça, que são as energias morais gerados pelas consciências ainda ignorantes acerca do verdadeiro e incondicional Amor.

Se você se interessou em saber mais sobre este tipo de terapia, ou deseja participar de algum encontro de Constelação Sistêmica em nossa cidade, acesse o site www.cosntelacaofamiliarnovafriburgo.com e esclareça suas dúvidas. Deixemos o Amor ajustar nossas relações, aprendendo e aceitando que estamos todos subordinados a uma grande consciência, que nos ajusta e governa todos os sistemas existentes na Terra, numa hierarquia e holarquia ascensional, até o TODO.

               

 

Compartilhar