Alimentação colorida e saudável

10/10/2016 09:58:52
Compartilhar

Uma alimentação saudável está entre as principais preocupações do mundo moderno. Na busca do equilíbrio, novos conceitos se apresentam para oferecer ao indivíduo nutrição, prazer e saúde. Entre eles, encontra-se a observação das cores dos alimentos. Um procedimento que os orientais já cultuam há alguns milênios.

Diz o ditado popular que quando os cientistas chegam ao alto das montanhas, lá em cima encontram um místico. A cada dia percebo mais a verdade desse axioma. A ciência e o misticismo estão em reta de chegada. Novas descobertas, frutos de pesquisas avançadas, aproximam os conceitos místicos, esotéricos, energéticos, holísticos, da ciência.

Outro dia, lendo uma revista semanal encontrei um artigo que falava da necessidade de observar as cores dos alimentos na hora de elaborar as refeições e arrumar os pratos. Lembrei logo de minha mãe que, com sua sabedoria ancestral e altos dotes culinários, dizia que a refeição ideal tem que ter alimentos brancos (arroz, grãos, ou batatas); vermelhos, amarelos ou laranjas (tomate, beterraba, abóbora, cenoura, etc.); e verdes (legumes e verduras).

Qual não foi minha surpresa ao perceber, também, que a pesquisa científica apontada pelo semanário coincidia com alguns dos princípios energéticos ligados às cores e saúde. A nutricionista Ana Célia Ayres Dellosso, da PUC de São Paulo, diz, na citada matéria, que os alimentos com cor vermelha, como o tomate, melancia e goiaba possuem licopeno que melhora o sistema imunológico e previne o câncer Os amarelos e laranjas, como a cenoura e a abóbora, são ricos em betacaroteno que retarda o envelhecimento da pele e previne o câncer. Os verde escuros como o brócolis e couve apresentam minerais como o ferro, um dos principais componentes da hemoglobina, o pigmento das células vermelhas do sangue. É ela que distribui o oxigênio pelo corpo. Já os que tendem para o violeta, como uva, tamarindo e amora, são antioxidantes e possuem nutrientes para o cérebro.

Bem então vamos ao significado energético das cores e suas correlações com os alimentos:

Vermelho é a cor da energia física, paixão e liderança. Atua na circulação, sangue e medula óssea (imunidades). Os alimentos que potencializam a energia vermelha são: maçã, beterraba, goiaba vermelha, cereja, ameixa, morango, groselha, pimentão vermelho, rabanete, tomate, espinafre, agrião e cravo da índia.

Laranja é a cor da energia de criação e expansão da mente. Ajuda nos processos inflamatórios e infecciosos, nas cãibras e espasmos musculares, fixa o cálcio no organismo. Os alimentos que aumentam essas características são: damasco, pêssego, melão, manga, tangerina, laranja, caqui, cenoura, abóbora, nabo e açafrão.

O amarelo é a cor da energia espiritual, ânimo e entusiasmo. Funciona para má digestão, rins e supra-renais, é curativa para a pele, restaura as células do sistema nervoso central e gera energia para os músculos. Os alimentos que vibram na mesma sintonia são: banana, limão, milho, figo, melão, abacaxi, mamão, goiaba branca, café, milho, inhame, batata doce, mostarda e manteiga.

O verde é a cor da energia do equilíbrio, saúde, cura física. Influencia na cicatrização, é vasodilatador, purificador do sangue, antisséptico, germicida e antirreumático. Os alimentos que ajudam a aumentar essa energia são: abacate, kiwi, lima da pérsia, feijão, azeitona, azeite, alface, pepino, brócolis, couve, aspargo, pimentão verde, aipo, cebolinha, alho poró e repolho.

O azul celeste é a cor da energia de poder mental. É ótimo para problemas respiratórios, na garganta e pulmões. Os alimentos potencializadores são uva, ameixa escura e ameixa seca.

O azul anil é a cor da energia de intuição. Ameniza a dor de cabeça, problema nos olhos, ouvidos e auxilia a memória. Sua cor é o azul índigo, ou anil que detona os processos de paranormalidade e percepção extrassensorial, abrindo-nos para os “sentidos” superiores. Os alimentos são os mesmos do azul celeste.

O violeta é a cor da energia de transmutação, elevação, autoconhecimento, transformação. Detém o crescimento de tumores, elimina toxinas, estimula a produção de leucócitos. Os alimentos que possuem a mesma vibração são: uva preta, amora, berinjela, repolho roxo e alho.

Comparem as palavras da médica com as energias das cores e encontrarão algumas coincidências… Agora que as informações orientais sobre as cores dos alimentos já não são mais tão esotéricas, aproveitem as dicas para produzir pratos coloridos e saudáveis, de acordo com suas necessidades individuais.

Quem quiser saber mais a respeito de cores entre em contato para conhecer os cursos sobre o tema.

cristinagurjaoholistico@cristinagurjao.com.br

Compartilhar