A retração gengival é reversível?

25/04/2017 10:30:57
Compartilhar

Assim que os dentes erupcionam na boca, ainda quando crianças, a gengiva cobre toda a raiz e um pouco ou muito da coroa dentária. Com o passar do tempo, começa a ocorrer uma migração dessa gengiva em direção à raiz, e a impressão que se tem é que o dente cresceu.

No entanto, alguns hábitos podem provocar esse movimento mais rapidamente como, por exemplo, a escovação com força excessiva, o uso de escova dura e roer unhas.

Dentes mal posicionados e desalinhados são também causa frequente de retração, pois podem ficar em trauma oclusal. E o que é o trauma oclusal? É quando um ou alguns dentes da arcada superior batem no outro da arcada inferior com mais força que os demais.

Em todos os casos, o periodonto, que é a camada de tecido que fixa o dente ao osso e funciona como um colchão para absorver essa carga, pode começar a reagir com uma autodestruição, e então a gengiva pode começar a deslocar.

Por se tratar de um processo que envolve também características muito peculiares da gengiva, que pode ser mais ou menos resistente ao trauma, uma vez ocorrida a retração não é reversível. Ela até pode ser controlada por mudanças de hábitos, correção com aparelho ortodôntico ou ajustes oclusais. Alguns casos precisam até de cirurgia de reposicionamento de freio labial ou bridas musculares.

Dependendo do tamanho da retração, ela pode ser amenizada com uma cirurgia de recobrimento radicular que não dá 100% de sucesso, mas ainda é uma das melhores alternativas de tratamento.

O profissional mais capacitado pra esse procedimento é o Periodontista, e já que o processo não é reversível, deve ser consultado assim que começarem os sintomas.

Espero ter colaborado para esclarecer alguma dúvida!

Abraço! E até a próxima!

Compartilhar