Você sabia que chorar faz bem para a saúde?

29/04/2016 12:41:45
Compartilhar

O choro faz com que se liberem dois tipos de hormônios que funcionam como anestésicos naturais e têm a capacidade de aliviar a dor. As lágrimas também nos ajudam a eliminar as toxinas que vão se acumulando no organismo por causa do estresse.

Por muitos anos pensava-se que as lágrimas eram o principal sinal de debilidade de uma pessoa, pois o fato de chorar demostrava uma personalidade imatura; inclusive, pensava-se que as pessoas choravam porque não sabiam assumir suas faltas e pretendiam inspirar um pouco de compaixão.

Quando estamos tristes – e o expressamos com lágrimas -, automaticamente o corpo libera substâncias que fazem o papel de um calmante natural, o qual ajuda com que a dor não seja tão forte como parece. Desta maneira, as lágrimas fazem com que se liberem duas classes de hormônios, chamados de opiáceos e oxitocina, os quais tem a capacidade de fazer com que a dor não seja tão forte. Neste caso funcionam como anestesias naturais, que nos fornece tranquilidade e, de certo modo, um pouco de relaxamento.

Em poucas palavras, chorar é como fazer um bom exercício que nos ajuda a manter o bom funcionamento do organismo, uma vez que é muito necessário fazê-lo quando sentimos angustia, quando estamos deprimidos ou preocupados por algum tipo de situação. É muito natural que as lágrimas apareçam e que depois de chorar por um bom tempo sinta-se um pouco de tranquilidade.

As lágrimas também podem expressar alegria e emoção, mas são mais comuns nos maus momentos, já que são um símbolo de angustia e de profunda dor, entretanto, além disso, quais os outros benefícios traz a nossa saúde?

São boas para a visão
As lágrimas têm a capacidade de evitar a desidratação das membranas mucosas dos olhos, pois lubrifica e as mantêm perfeitamente umidificadas, as qual é muito úteis para manter a vista em perfeitas condições. Além do que os especialistas asseguram que se as pessoas não tivessem a capacidade de chorar, a visão seria afetada com mais facilidade.

Fonte: http://melhorcomsaude.com/

Compartilhar