Veja seis passos para aproveitar as férias sem se endividar

05/01/2017 10:12:23
Compartilhar

Viajar é uma delícia, mas muita gente acaba voltando das férias com dívidas porque não consegue se organizar, ficando com muitas parcelas no cartão de crédito ou usando o limite do cheque especial. Mas fugir do endividamento é fácil quando se tem planejamento.

As famílias devem fazer uma análise dos ganhos. Depois, programe o que a família fará e, finalmente, encaixe a viagem em seu real padrão de vida.

Se, após analisar as contas, chegar-se à conclusão de que terá que parcelar tudo ou ainda correrão o risco de ficarem negativo no banco, recomendo que não a faça. É melhor fazer algo mais tranquilo por agora, para não deixar passar em branco e se planejar melhor para as próximas férias.

Passo a passo para ter férias sem dívidas:

1. Após fazer o diagnóstico da situação financeira, considere quais passeios são melhores para essas férias de acordo com a sua situação. Se estiver endividado, o ideal é se organizar para realizar o sonho da viagem em um futuro próximo.

2. Se o plano for viajar, coloque na ponta do lápis todos os gastos envolvidos: transporte, estadia, passeios, alimentação e despesas extras. É importante pesquisar as melhores opções e traçar um orçamento que deverá ser respeitado tanto antes, quanto no decorrer da viagem;

3. Caso vá sair do país, é indicado adquirir a moeda local, na seguinte proporção: 80% em cartão pré-pago e 20% em espécie. Do valor total gasto na vigem, é imprescindível levar uma reserva de cerca de 30% a mais, já que imprevistos. Cada membro da família deve ter seu próprio cartão com a estimativa de gastos.

4. Procure sempre negociar e pagar os valores à vista, para que a volta da viagem seja repleta de boas lembranças e não de faturas para pagar. Se for preciso parcelar o valor, opte pelo mínimo de parcelas possíveis. Leve no máximo dois cartões de créditos, com vencimentos próximos e posteriores à data da viagem.

5. Tenha sempre em mente que o período é de aumento de gastos como IPTU, IPVA e material escolar.

6. Inclua as crianças no planejamento, elas são inteligentes e gostam de participar das decisões da família. É importante que elas tenham consciência de que há um limite de gastos e que são parte importante da realização de uma viagem tranquila.

http://extra.globo.com/

Compartilhar