Veja os alimentos que são tão viciantes quanto drogas

02/09/2016 15:32:39
Compartilhar

Você sempre afirmou, de brincadeira, ser viciado em pizza e não conseguir viver sem batata frita? A verdade pode não ser uma piada. Pesquisadores sempre estudaram efeitos de certos alimentos em nosso corpo e como a gente reage quando consumimos químicas específicas. Porém, pela primeira vez, uma equipe de pesquisadores analisou exatamente quais são esses tipos de alimentos perigosos e viciantes e explicaram o motivo.
Semelhante ao que acontece com a absorção de álcool, nicotina e cocaína, os alimentos altamente processados elencados na pesquisa desencadeiam respostas biológicas parecidas. O esquema é semelhante ao processo de “recompensa imediata” quando alguém usa alguma droga. Segundo a pesquisa, os alimentos mais viciantes são:

1-PIZZA
A queridinha dos finais de semana, segundo o estudo, possui gorduras saturadas e carboidratos que causam dependência – principalmente na versão processada. A pizza ainda contém açúcares refinados, gorduras e farinhas capazes de proporcionar efeito calmante no cérebro e, por isso, seu corpo pede mais.

2 – CHOCOLATE
Bom, o vício em chocolate é comum entre muitas pessoas e o motivo é: o cacau libera uma substância química chamada encefalina. Natural, mas capaz de causar uma sensação de prazer imediata e altamente viciante comparada, inclusive, ao efeito do ópio e morfina.

3 – SALGADINHO
Salgadinhos, como batata frita industrial, possuem – em sua maioria – glutamato monossódico, um conservante responsável pelo sabor e pelo vício.

4 – COOKIES -Seja bolacha ou biscoito recheado, não importa como você chama os clássicos cookies: ambos viciam, sim, e são tão viciantes quanto a cocaína. Estudos realizados com animais ainda revelam outra característica: assim como a gente, os ratinhos também preferem os recheados.

5 – SORVETE
Por ter um alto teor de gordura e de açúcar, o sorvete pode mudar a forma como o cérebro responde e modificar o sistema de recompensa mental. Assim como um viciado em cocaína consome a droga cada vez mais para alcançar, rápido, a mesma satisfação inicial, um viciado em sorvete passa pela mesma situação.

6 – BATATA FRITA
As razões do vício são semelhantes às causas anteriores: rápida absorção, alto nível de gordura e satisfação imediata. Porém, uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia revelou que o processo de absorção é parecido com o da maconha e tem seu início na língua.

A produção da substância endocanabionóides, no intestino, provoca sensação de desejo por mais alimentos gordurosos.

Os outros alimentos da lista são:

7˚ – Cheeseburger

8˚ – Refrigerante

9˚ – Bolo

10˚ – Queijo

11˚ – Bacon

12˚ – Frango frito

13˚ – Salgadinhos assados

14˚ – Pipoca amanteigada

15˚ – Cereal matinal

16˚ – Gummies

17˚ – Bife

18˚ – Muffins

19˚ – Nozes

20˚ – Ovos

http://manualdohomemmoderno.com.br/

Compartilhar