Veja como lidar com relacionamento no ambiente de trabalho

20/06/2016 15:03:07
Compartilhar

Se você nunca se apaixonou por um colega de trabalho, provavelmente está torcendo o nariz só de pensar em se envolver com alguém do escritório. Esse tipo de romance tem até explicação científica: “indivíduos que se veem muito tendem a gostar mais um do outro”.

Apesar de ser fato comprovado, é muito mais comum que colegas de trabalho continuem sendo apenas parceiros na empresa e engatem um romance com pessoas de fora da companhia. Mas você saberia lidar com um relacionamento no ambiente de trabalho?

Um romance discreto no trabalho pode parecer inofensivo para a sua carreira, mas, caso a relação siga em frente, você precisa descobrir a posição da empresa e dos seus colegas em relação a isso. Geralmente, as companhias se mostram flexíveis, e algumas até apoiam relacionamento entre colaboradores. No entanto, não custa nada investigar se há outros casais na empresa e se esse assunto é tratado de forma natural.

Mesmo que o local em que você trabalha permita o relacionamento entre funcionários, você deve ter em mente que, assumindo esse tipo de compromisso, independentemente do que acontecer no futuro, você precisará lidar com essa pessoa diariamente no ambiente profissional. É preciso muita maturidade para conseguir separar, dentro do escritório, a relação profissional e pessoal do casal. Embora ninguém queira que um relacionamento termine, é fundamental pensar em como será o clima de trabalho caso haja um rompimento no futuro.

Se o pior dos cenários acontecer, nada deve influenciar no desenvolvimento de seus projetos ou comprometer o seu rendimento no ambiente de trabalho. É fundamental sempre se lembrar disso.

Se, por outro lado, a relação evoluir para um casamento, converse com o seu superior e deixe a situação bem clara. Em alguns casos, a união oficializada entre colegas de trabalho é encarada como algo negativo para o desempenho, e a empresa pode pedir uma mudança de área ou, em casos extremos, sugerir que um dos dois troque emprego. Se isso acontecer, não se preocupem! Com um bom planejamento e uma avaliação de metas e objetivos do casal fica mais fácil decidir qual dos dois seguirá novos rumos na carreira.

Com uma boa dose de sinceridade, discrição e comprometimento com o trabalho é possível, sim, engatar um relacionamento saudável com um colega e ainda viver de forma harmônica com os demais funcionários de uma companhia. Basta avaliar o que vale a pena e se esforçar para que a vida pessoal não comprometa a profissional. Boa sorte ao casal!

http://financasfemininas.uol.com.br/

Compartilhar