x
Publicado 11/10/2018 17:07:10

UFF Friburgo recruta voluntários portadores de HIV para pesquisa sobre problemas na gengiva

Quem quiser participar deve comparecer à unidade nos dias 23 e 30 de outubro para triagem e início de tratamento gratuito e sigiloso

O Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF), unidade de ensino superior da Universidade Federal Fluminense (UFF), está recrutando voluntários que sejam portadores do vírus HIV para participarem de uma pesquisa sobre problemas na gengiva, como sangramentos. O objetivo é avaliar a resposta clínica destes pacientes à aplicação de medicamentos que matam microorganismos presentes na boca e que são prejudiciais à saúde.

Os interessados devem comparecer ao ISNF nos dias 23 e 30 de outubro, das 14h às 17h, para participarem de uma triagem, feita por um periodontista, que é um profissional especializado em problemas gengivais. Apenas os pacientes que atenderem a determinados requisitos técnicos da pesquisa poderão iniciar o tratamento, que é gratuito e sigiloso.

Inicialmente, serão oferecidas 20 vagas, mas, de acordo com os responsáveis, este número pode aumentar em função da demanda.

Os requisitos
Segundo Gabriela Camargo, professora responsável pelo projeto, para o sucesso do tratamento, é indispensável que o paciente não possua outros problemas de saúde.

"Em primeiro lugar, o indivíduo deve ter entre 18 e 50 anos de idade. Além disso, não pode ter diabetes, osteoporose tipos I e II, não pode ser alcoólatra, fumante, usuário de drogas, não pode ter estresse físico ou emocional e não pode ter feito uso de antibiótico nos últimos seis meses. Se for mulher, não pode estar grávida ou amamentando", explica a especialista, lembrando que o paciente deve apresentar os últimos exames de carga viral no dia da triagem.

"O paciente não precisa se identificar como portador de HIV quando chegar aqui. Mas tem que me procurar e dizer que tem interesse em participar da minha pesquisa. Já temos uma equipe preparada para receber todos os voluntários", garante Gabriela.

O Instituto de Saúde de Nova Friburgo está localizado na Rua Doutor Silvio Henrique Braune, 22, Centro – Nova Friburgo – RJ.