x
Publicado 22/06/2016 19:27:00

Tributos dos "Amigos do Poeta João" e concerto da Real Banda Euterpe

Familiares, amigos e alunos de João Carlos Côrtes Teixeira estarão prestando-lhe homenagem

Na tarde desta sábado, 25 de junho, a partir das 15h30, na alameda da praça Getúlio Vargas, próximo à Feira do Artesanato, familiares, amigos e alunos de João Carlos Côrtes Teixeira estarão prestando-lhe homenagem na semana em que comemoraria seu 71° aniversário. Advogado, professor, poeta e vereador, nascido em 24 de junho de 1945 - exatamente no dia de São João Batista, padroeiro de Nova Friburgo, ele faleceu em 20 de janeiro - dia de São Sebastião - de 2001.

De tradicional família de educadores (seu pai foi o professor, vereador e deputado Messias de Moraes Teixeira e sua mãe Lea Côrtes de Moraes Teixeira), João Carlos deixou um casal de filhos - Monique e Messias Neto, além de sua atuação artística que marcou época e, ainda, uma legião de amigos, que acabou se incorporando à paisagem urbana da Cidade, a partir do banco da Praça Getúlio Vargas (em frente à rua Ernesto Brasílio/antigo Fórum Julio Vieira Zamith, no qual ele reunia a ‘Turma do Galeria Bar’.

Por sugestão de um grupo intitulado “Amigos do Poeta João”, resolveu-se homenageá-lo. Nada melhor do que realizar tal evento, no local em que ele mais se sentia bem e a vontade, exatamente no banco que, inclusive ganhou o nome de “Poeta João Carlos Côrtes Teixeira”, pela lei municipal 3.241 (17/01/2003), de autoria do então vereador Gilberto Salarini.

Desta forma, na tarde deste sábado, 25, amigos e familiares do saudoso poeta e vereador, bem como integrantes de instituições, a exemplo do GAMA - Grupo de Arte Movimento e Ação, da seção local da UBT - União Brasileira dos Trovadores; Real Banda Euterpe e Academia Friburguense de Letras (AFL) e do Colégio Modelo, entre outros, vão inaugurar placa com seu nome naquele banco.

Real Banda Euterpe se apresentará pela segunda vez na ‘Estação Livre’

Logo em seguida à homenagem a João Carlos, cumprindo sua programação mensal de apresentações, como parte de convênio do programa cultural ‘Banda na Praça’, a Real Banda Euterpe Friburguense fará, neste sábado, 25 de junho, a partir das 17 horas, seu concerto dos quartos sábados, pela segunda vez na ‘Estação Livre’, antiga Estação de Integração Urbano-Rural prefeito Cesar Guinle, no final da praça Getúlio Vargas.
A apresentação da Euterpe coincide com a data em que um grupo de amigos do saudoso João Carlos Côrtes Teixeira, lhe prestará um tributo e, por isso, a Real Banda Euterpe também vai reverenciar o friburguense. Segundo o maestro Nelson José da Silva Neto, o concerto será dedicado ao poeta que deixou tantas saudades e uma lacuna a ser preenchida.

Galeria de fotos