x
Publicado 10/11/2016 11:33:05

Touca gelada evita queda de cabelo em tratamento de câncer

Tratar o câncer é uma verdadeira batalha. Além de vencer o medo da morte e os traumatizantes efeitos da quimioterapia e radioterapia, o paciente também tem sua autoestima significativamente abalada. A principal preocupação dos pacientes é a perda de cabelo devido ao tratamento.

Para minimizar a queda do cabelo, alguns hospitais oferecem uma opção que pode preservar até 100% dos fios — a touca hipotérmica. O acessório congela o folículo capilar para que a medicação não atue na região, preservando os fios.

Cerca de 30 minutos antes da infusão intravenosa, o cabelo é umidificado com água gelada. Depois, coloca-se a touca a uma temperatura de -20°C. Para a região permanecer gelada, é necessário trocar a touca a cada meia hora. O paciente ainda precisa ficar com ela por mais 30 minutos depois da sessão. Dependendo da medicação, o paciente pode trocar a touca até oito vezes.

De que maneira a touca evita a queda de cabelo?
Como ela deve ser armazenada em temperaturas bem baixas (- 20ºC, -30ºC), é necessário um freezer especial para guardá-la. Quando o paciente coloca a touca, os vasos sanguíneos da região da cabeça se contraem. Com espaços mais estreitos, o fluxo de sangue diminui na região e a quantidade de medicação que chega até a raiz do cabelo é menor. A taxa de sucesso varia entre 60% a 100%.

O paciente tem que colocar a touca em que momento?
Cerca de 20 minutos antes de começar a químio, o couro cabeludo da pessoa é molhado para facilitar a aderência. Colocamos também uma touca cirúrgica para proteger a cabeça, porque a outra touca é extremamente gelada e pode queimar o couro do paciente. Além disso, ela precisa ser trocada cronometricamente a cada 30 minutos para manter a temperatura. Tudo isso para evitar que a menor quantidade de remédio possível chegue até o folículo capilar.

Qualquer pessoa que esteja tratando o câncer pode utilizar?
Não. Na verdade, nos linfomas, leucemias e outros cânceres hematalógicos, nós evitamos utilizar porque são doenças da corrente sanguínea. Então, não podemos fazer a constrição dos vasos. Mas a touca pode ser utilizada tanto por homens quanto por mulheres. Muitas pacientes com câncer de mama se beneficiam.
É importante ressaltar que não é só para o câncer de mama, mas para outros tipos de tumor também. Questione seu oncologista sobre a possibilidade e cobre os centros de tratamento se eles não possuírem, porque não adianta o paciente comprar a touca. O hospital tem que ter, por conta da refrigeração especial. A equipe de enfermagem também tem que ter um treinamento especial.

Quais os cuidados necessários que a pessoa precisa ter enquanto faz o tratamento?
O paciente deve ficar de quatro a cinco dias sem lavar os cabelos e evitar ficar escovando muito. A opção é utilizar aqueles shampoos a seco. Não recomendamos utilizar secador nem chapinha. Nenhum tipo de química, como as progressivas, é permitida.

www.vencerocancer.org.br