x
Publicado 25/11/2016 12:19:08

Tirar casquinha de ferida: 5 fatos que vão te convencer a não fazer mais isso

Pode ser criança ou adulto, aquela vontade quase enlouquecedora de arrancar casquinha de ferida sempre existe. Mas fique alerta: tirar a casquinha do machucado faz mal e pode causar alguns problemas. Essa casquinha é uma proteção que o organismo produz para evitar infecções na lesão e, ao tirar, você deixa seu corpo vulnerável. N

1. Cutucar e arrancar a casquinha pode te fazer ter uma cicatriz eterna. Com o hábito, é comum que vá aprofundando e aumentando a ferida. Isso pode transformar o machucado em uma marca que te acompanhará para o resto da vida. É muito comum que isso aconteça nas feridas causadas pela acne.

2. A ferida pode não sumir nunca
Tem cicatriz que entra em um círculo vicioso: arranca a casca, infecciona, forma casca que é arrancada, piora a ferida e a pessoa fica com o machucado por meses.

3. Você pode precisar passar por um procedimento chamado assepsia total, que tem como objetivo limpar a região e impedir que outros germes entrem em contato com a pele. Esse ciclo interminável pode causar crostas muito profundas que precisarão ser removidas exclusivamente com um dermatologista, por meio da assepsia total.

4. Sua unha é um dos lugares do seu corpo que possui mais bactérias. Por isso, ao cutucar a ferida e deixar a ferida exposta, com certeza você esta contaminando seu organismo. Nossa unha é sempre fonte de sujeira, o que aumenta a chance de infeccionar e piorar.

5. A casca deixa a pele preparada para ser substituída por tecidos novos

Nosso corpo é uma máquina quase perfeita, que produz a casquinha para proteger o machucado contra as agressões do meio externo enquanto as células do organismo preparam a pele que vai substituir a pele anterior.

http://g1.globo.com/bemestar/