Terê-Fri – Cachoeira dos Frades – Um lugar que vale a pena conhecer

02/01/2019 10:56:13
Compartilhar

Quem vai a Nova Friburgo e gosta de natureza precisa tirar um tempinho para visitar a Cachoeira dos Frades.

Seu acesso é feito nas proximidades do quilômetro 20 da RJ-130, rodovia que liga Teresópolis ao município de Nova Friburgo. Das margens da estrada estadual até a cachoeira principal, são aproximadamente seis quilômetros em estrada de terra batida, quase sempre margeando o curso d´água. Não há muito lugar para deixar o carro no local e em época quente a cachoeira recebe muitos visitantes.

A Cachoeira dos Frades fica no Vale dos Frades, dentro do Parque Estadual dos Três Picos, uma região rural e por isso de muita tranquilidade e beleza natural. Ela tem cerca de 10 metros de altura. O rio faz várias bifurcações e em volta de suas águas existem grandes pedras onde o pessoal normalmente aproveita para estender suas esteiras ou toalhas para aproveitar a tranquilidade e o clima.

Se optar por uma visita fora dos fins de semana e feriados, vai encontrar um recanto só seu.

Não há bar/lanchonete próximo à cachoeira, portanto, leve seu próprio lanche e água potável. Não se esqueça que é necessário tomar alguns cuidados ao visitar áreas de rios, lagos e cachoeiras.

FICA A DICA!
Fique atendo a nuvens de chuvas que possam estar se formando no alto da montanha, pois mesmo que esteja sol na cachoeira, chuvas que aconteçam lá no alto do rio podem aumentar o volume de água e formar as chamadas “trombas d`água“, quando as águas do rio aumentam repentinamente e descem com muita força arrastando tudo o que tem pela frente! Fique atendo e tome cuidado, esse fenômeno é mais comum no verão.

Compartilhar