Sofá: dicas para acertar na escolha e não fazer feio

20/02/2017 11:45:30
Compartilhar

A hora da compra de um sofá é sempre tensa. O que deve ser avaliado? Cor? Tecido? Tamanho do móvel e da casa? Veja estas dicas:

1-O primeiro ponto a avaliar na compra é o tamanho que se tem disponível. Salas maiores comportam sofás de três lugares. Do contrário, o ideal é optar por um de dois lugares para criar um ambiente confortável.

2- Analise também o público que tem em casa. Se é um casal com criança, será necessário optar por modelos de sofás mais resistentes, por exemplo.

3- O móvel deve ser o ponto de partida da decoração. Depois de decididos o modelo e a cor do móvel, é o momento de escolher os acessórios que irão compor o restante. A decoração do cômodo precisa estar alinhada. Não há necessidade de seguir as mesmas cores, mesmos traços ou estampas, mas elas precisam conversar entre si.

4- Em relação à tonalidade, se optar por um sofá com cores mais fortes, como vinho, amarelo ou azul, todo o resto deverá ser escolhido com base nele. Mas se o móvel tem cores mais neutras, é mais fácil combiná-lo com itens de decoração que já se tem em casa.

5- A durabilidade vai depender da preservação e da manutenção. O ideal é que haja uma limpeza diária para que poeira e sujeiras não penetrem no tecido. Se for um sofá de uso constante, é preciso fazer uma manutenção semestral. Caso o móvel tenha pouco uso na casa, anualmente. Um sofá de qualidade e bem conservado pode durar 10 anos ou mais.

6- Para a eliminação da poeira, use um espanador, uma escova com cerdas macias ou o aspirador de pó de baixa rotação.

7- Não deixe exposto ao sol, impermeabilize ( se for de tecido) e hidrate (se for de couro).

8- Para quem tem animais, é essencial optar por forrações resistentes, laváveis ou até mesmo impermeáveis. O ideal é utilizar capas protetoras.

9- Na compra do sofá com chaise, cuidado com a escolha do tecido: se for um móvel para uso intenso, os mais indicados são o poliéster e polipropileno.

10 – Para o sofá-cama, uma das espumas mais indicadas para esse tipo de sofá é a de densidade 28, que é extremamente macia.

http://extra.globo.com

Compartilhar