Saúde: Friburgo cria central para tentar aliviar hospital e por 5 mil exames em dia

15/03/2017 08:33:10
Compartilhar

A partir desta quarta-feira, 15, a Secretaria de Saúde de Nova Friburgo, através do Comitê de Gestão da Saúde, colocou em funcionamento a Central Única de Atendimento.

Um dos objetivos da central é colocar em dia cerca de cinco mil exames que estão na fila de espera para serem realizados no município, a maioria, segundo o atual governo, referentes ao ano passado.

A Central Única de Atendimento, segundo a Prefeitura, vai regular e inserir no sistema 100% dos pacientes atendidos na rede pública e possibilitará a eles a realização dos exames nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) mais próximas de suas casas, desafogando o Hospital Raul Sertã.

Ainda segundo o governo municipal, exames de sangue, por exemplo, também passam a ser coletados e com resultados entregues em todas as unidades de saúde, sem que o paciente tenha que ir até o hospital.

A Secretaria de Saúde ainda acrescentou que já estão agendados os chamados “exames vermelhos”, considerados urgentíssimos, como os relacionados a câncer e cardiologia, cujos pacientes já estão sendo chamados para a realização dos devidos procedimentos.

Compartilhar