Sarna demodécica, o que é e como tratar?

02/10/2017 12:26:12
Compartilhar

A sarna demodécica é uma doença que maltrata o cão e seu dono. Algumas pessoas a chamam de sarna negra. Nos casos mais graves, é chamada também de lepra canina. Essa doença causa inúmeras lesões que se não forem tratadas podem evoluir para feridas.

Ao contrário da sarna comum, um cão com sarna demodécica não transmite a doença para outro por contato, assim como não transmite para humanos.

A parasitose é causada pleo ácaro Demodex Canis. Esse ácaro vive no corpo dos cães sem causar nenhum problema, normalmente, porém quando o animal apresenta alguma alteração imunológica, o ácaro se multiplica tanto que causa muitas feridas nos animais.

Pesquisas mostram que cães jovens tem uma propensão maior a desenvolver a demodicose, já que seu sistema imune ainda está em formação.

Outros fatores como como estresse, cio, gestação, doenças como câncer e até problemas comportamentais como a ansiedade da separação podem ajudar o cão a desenvolver a sarna demodécica.

Quando o assunto é raça, as com maiores chances de desenvolver essa sarna são:

Dálmata
Collie
Pug
Pastor alemão
Cocker spaniel
Boxer

Animais de rua estão ainda mais susceptíveis à sarna demodécica se tiverem essa defeito genético ou baixa imunidade porque ainda são somados a fome, a sede e o abandono que sofrem.

Sintomas e tratamento da Sarna Demodécica
Ausência de pelos, principalmente perto dos olhos e do focinho, pele avermelhada, escura ou acinzentada e descamação semelhante à caspa são alguns sintomas. Eles são mais mais comuns no rosto, mas isso não é regra, os sintomas podem se estender por todo o corpo.

Por conta dos sintomas, essa sarna é comumente confundida com alergia ou outros problemas de pele, fazendo com que o dono invista em tratamentos sem resultados.

O tratamento da sarna é feito com medicamentos de uso tópico e de uso oral. Para uso tópico comumente é usado um xampu e sabonete para dar banhos nos animais afetado duas vezes por semana. Para uso oral, uma boa indicação é o Bravecto.

Fique alerta, e no caso de identificar os sintomas, procure logo o seu veterinário.

Dicas da Neon Pet Shop

Compartilhar