Saiba escolher a melhor faca para cada tipo de uso e alimento

30/04/2017 11:53:50
Compartilhar

Você sabia que o tipo de faca pode facilitar muito o preparo de qualquer receita? Cada utensílio é voltado para um determinado tipo de alimento — como carnes, legumes, bolos, frios e queijos — ou função, como descascar, cortar e desossar.

Na hora de comprar uma faca é necessário avaliar não apenas a finalidade do equipamento, mas também conferir se a peça se adapta à mão de quem vai cozinhar.

Além desse encaixe, avalie também o peso da faca, ainda mais se for usar por muito tempo. Para conservar a sua faca da melhor maneira possível, a pessoa nunca deve passar a parte verde da esponja ao lavar a louça, porque isso acaba com o corte da lâmina. O certo é secar a faca logo em seguida. Também não se deve guardar a faca com os outros talheres, sem a devida proteção, como uma bainha ou cepo, para evitar acidentes na cozinha.

Outra regra de segurança é justamente deixar as facas sempre bem afiadas, com a ajuda de uma chaira, utensílio de cerâmica e também conhecido como fuzil, que serve para alinhar o fio da lâmina:

Isso evita problemas, porque ao usar uma faca cega, a pessoa faz mais força e pode se machucar.

O material da tábua usada para o corte de alimentos também pode influenciar no resultado final de uma receita culinária. O certo é usar apenas tábuas de madeira ou plástico, nunca de vidro.

http://extra.globo.com/


Compartilhar