x
Publicado 17/12/2015 11:42:55

Saiba como organizar livros com charme

Títulos devem ser separados pelo critério que a pessoa preferir

Quem gosta de ler sabe que nem sempre é fácil arrumar os livros de uma forma agradável, sejam os exemplares favoritos ou aquela pilha de novas obras para serem lidas. A acomodação ideal prioriza a praticidade:

— A intenção é encontrá-los com rapidez e eficiência.

Alguns critérios podem ser usados para setorizar os livros como gênero ou tema (romance, suspense, viagens, autoajuda, biografias, etc) por autor, por título, entre outros:

— O importante é encontrar de uma só olhada. Esse é o segredo da organização otimizada de livros. O que pode ser perfeito para uma pessoa pode não funcionar para outra.

Livros de culinária podem ser acomodados na estante com os outros gêneros ou podem ficar na cozinha:

— Não há mal algum nisso, se os mesmos forem de fato utilizados e consultados com frequência.

Porém, não faça da cozinha uma biblioteca:

— Se forem muitos exemplares, prefira deixá-los na sala de estar ou jantar, decorando o local. Os livros que ficarem na cozinha necessitarão de limpeza constante, com desengordurante para as capas. Para isso, deverão ser daqueles plastificados.

Como os livros ficam mais bonitos na estante?

É interessante ter harmonia, por isso sugiro misturar a praticidade da organização com um toque de decoração. Um belo souvenir de viagem pode compor uma estante com livros do mesmo tema.

Onde os títulos devem ser guardados?

Devemos escolher muito bem o local onde os livros ficarão guardados, seja em estantes, nichos ou armários. Deverá ser bem ventilado e preferencialmente distante das paredes úmidas. Evite também um local onde bata o sol direto, sob pena de descolorir as capas e ressecar a lombada e páginas.

Quais são os inimigos dos livros?

Certamente o mofo e os insetos (traças e cupins) são os maiores inimigos dos livros

Como limpar os livros? E de quanto em quanto tempo deve ser feita a limpeza?

Em estantes abertas, a periodicidade da limpeza deverá ser maior, mas o bom é que a circulação de ar é bem melhor, dando menos chance ao mofo. Cuidados simples e constantes dão vida longa aos livros. A periodicidade da limpeza depende do local onde se vive, se tem muita poeira e principalmente do tamanho da coleção. Uma vez por semana, passe um pano seco (usar de microfibra), evitando acúmulo de poeira. Uma vez ao mês, utilize uma escova macia seca nas partes superior e lateral do livro, para retirar a poeira.

E as capas?

Podem ser limpas com pano levemente umedecido em vinagre, mas somente as que são cobertas por uma película de plástico. Isso nunca pode ser usado na capa de papel ou pano. Não esquecer de secar com pano limpo, pois a capa não poderá ficar úmida.

 

Fonte: http://extra.globo.com/