Saiba como deixar suas plantas mais bonitas na primavera

10/10/2016 11:31:38
Compartilhar

Para comemorar a chegada da estação das flores, veja dicas de como manter um jardim saudável, mesmo que seja em ambientes pequenos, como apartamentos.

A melhor opção para os iniciantes é começar plantando em vasos. Mesmo assim, alguns cuidados devem ser tomados para que as plantas cresçam sempre saudáveis.

As cinco preocupações gerais são água, luminosidade (artificial ou natural), temperatura, ventilação e adubação, independente de qual seja a espécie escolhida.

Cada espécie deve ter um vaso próprio, de preferência de barro, por isso o preparo do recipiente é o primeiro passo. Os furos contidos no fundo devem ser tampados, para que passe por eles somente a água e a planta não perca os seus nutrientes. Para esta tarefa podem ser usados cacos de telha, cerâmica, pedra ou argila.

Com o vaso pronto, a espécie escolhida e a terra colocada adequadamente, o próximo cuidado, que deve ser constante, diz respeito à rega. As plantas precisam de necessidades distintas de água. Para saber quando é necessário regar, uma dica é pressionar o substrato com o dedo, se as partículas aderirem à pele da pessoa, a planta não precisa de água. Do contrário, se o dedo ficar marcado somente por uma poeira seca, chegou a hora de regar.

Como a planta possui outras necessidades, atente sempre à adubação ideal para a espécie escolhida e à quantidade de luminosidade que ela precisa para se desenvolver da melhor maneira possível. Verifique constantemente se existem pragas ou folhas secas, que devem ser retiradas para que a terra respire melhor.

Conforme as plantas vão se desenvolvendo e crescendo, elas também precisam de espaços maiores. O momento ideal para fazer a transição entre os vasos é o período atual, entre o Inverno e a Primavera. Normalmente a transição ocorre a cada dois ou três anos.

Para saber se a planta precisa de mais espaço, basta observar se as raízes estão saltando para fora do vaso, se a terra passou a ter resíduos esbranquiçados, que indicam perda de suas propriedades nutritivas, ou se a planta parou de gerar brotos, sem que houvesse mudanças no cuidado.

As plantas, de quaisquer tipos, são capazes de transformar os ambientes, levando cores, cheiros e, literalmente, uma nova forma de vida.

Compartilhar