x
Publicado 18/05/2017 12:07:28

Rio de Janeiro é o estado com menor índice de prática esportiva

Cem milhões de brasileiros não fazem nenhuma atividade física

De acordo com os dados do suplemento “Prática de Esporte e Atividade Física” da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2015 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), só 18,9% da população fluminense de mais de 15 anos participou de alguma modalidade esportiva entre setembro de 2014 e de 2015 — o que faz do Rio o pior colocado entre os estados quando o assunto é prática esportiva.

Segundo os especialistas do IBGE, o mau desempenho do Rio pode ser explicado por diversos fatores, como o demográfico e o tempo perdido no trânsito. No Brasil, a pesquisa mostra que o cenário também é ruim: 76% da população acima de 15 anos não participou de nenhum esporte ao longo de 12 meses.

A cidade do Rio tem uma grande população idosa, e esta faixa etária é a que menos pratica esportes. Há uma percepção de que aqui as pessoas se exercitam, caminham muito na praia, mas isso acontece na Zona Sul da capital. Se formos para a Zona Oeste ou para a Baixada Fluminense, essa realidade muda. Todos estão se locomovendo para o trabalho e isso explica a falta de tempo (para prática esportiva).

A falta de tempo é apontada por 38,2% dos entrevistados como responsável pela ausência de exercícios na rotina, mas a falta de vontade também pesa: esta é a justificativa de 35% dos participantes da enquete.

Entre os 38,8 milhões de brasileiros que fizeram alguma modalidade esportiva em 2015, 63,2% eram homens e 36,8%, mulheres. Os eventos esportivos sediados no Brasil, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas do Rio, não foram suficientes para incentivar a prática de atividades no país.

CEM MILHÕES NO PAÍS
No país, 100,5 milhões de brasileiros acima de 15 anos não praticaram nenhum tipo de exercício no ano analisado, o que corresponde a 62,1% dessa população.

Também nesse indicador, o Rio não se saiu bem. O estado ficou entre as quatro últimas posições no que diz respeito à prática de qualquer atividade física, com apenas 31,9% da população de 15 anos ou mais se exercitando de alguma forma no período de setembro de 2014 a setembro de 2015.

Falta de atividade física está contribuindo para uma população cada vez mais doente
Hoje estamos vendo cada vez mais pessoas obesas, com diabetes e hipertensão, e isso é reflexo do ambiente em que vivemos, cada vez mais sedentário. Exercício físico é um remédio para reduzir hipertensão, baixar glicose em pacientes com diabetes, e para prevenir obesidade. Precisamos de uma política de saúde pública que mostre para população que essa prática é essencial.

https://oglobo.globo.com