Real Euterpe tem mais um ‘Banda na Praça’

25/08/2016 15:36:33
Compartilhar

Agremiação sesquicentenária encerra agosto em concerto para homenagear 107 anos do Tiro de Guerra e o do Dia do Soldado

No próximo dia 27 de agosto, o quarto sábado do mês, a Real Banda Euterpe Friburguense estará realizando mais um de seus concertos da série ‘Banda na Praça’, programa cultural conjunto à Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Cultura do município. A apresentação está programada para acontecer na ‘Estação Livre’ prefeito Cesar Guinle, no final da praça Getúlio Vargas, com início às 17 horas. A entrada é franca.

Como o mês de agosto assinala – entre muitas outras datas – o 107º aniversário do Tiro de Guerra, fundado a 15 de agosto de 1909 e também o dia do soldado, 25/8, o concerto do ‘Banda na Praça’ deste mês prestará homenagens ao TG 01010, localizado na praça do Suspiro, e também ao Dia do Soldado Brasileiro.

Um mês repleto

Num mês inteiro de atividades, no qual a Real Banda Euterpe, após a passagem da chama olímpica (30/7), se apresentou no sábado, 06/8, na Festa Suíça, da Queijaria em Conquista; na segunda-feira, 08, na recepção ao Presidente da Hungria, János Áder; no sábado, 13, na Ação Social que comemorou os 37 anos do Parque Maria Teresa e ainda, no sábado, 20, na festa de Santana, no distrito de Banquete, em Bom Jardim, a Euterpe teve ainda Recital de sua Escola de Música Maestro Samuel Antonio dos Santos, no domingo, 07/8, com a estréia de 30 novos músicos.
Tendo vindo ao Brasil acompanhando a delegação de seu País nas Olimpíadas, o Presidente húngaro veio à Nova Friburgo conhecer a Cidade que tem uma representação de seu País. Em sua visita oficial ao Palácio Barão de Nova Friburgo, foi recebido por autoridades municipais. Logo que chegou, o presidente János ouviu o Hino Nacional da Hungria, interpretado pela Real Banda Euterpe Friburguense. Ao término da execução, o Presidente fez questão de se dirigir ao maestro Nelson José da Silva Neto, a quem disse através de seu intérprete: – Nunca havia escutado o Hino de meu País ser tocado, do jeito que deve ser: com a alma.

Acompanhado do vice-presidente Administrativo, Francisco de Assis da Silva, o maestro Nelson José entregou ao Presidente da Hungria, um CD da banda Euterpe, um distintivo da agremiação e ainda uma carta de boas-vindas, ressaltando as relações de Nova Friburgo com o seu País.

No concerto sábado, honras militares

Fundado a 15 de agosto de 1909, ainda como Linha do Tiro Friburguense, o Tiro de Guerra terá como uma de suas principais celebrações um Circuito Esportivo (corrida rústica, caminhada e passeio ciclístico), que está sendo coordenado pelo atual Chefe de Instrução, subtenente de infantaria Cloacir de Moraes Mello. As provas serão disputadas a partir das 09 horas do domingo, 28.
Antes, porém, no sábado, 27, a Real Banda Euterpe estará oferecendo o concerto mensal do ‘Banda na Praça’, na ‘Estação Livre’, em homenagem ao TG e ao Dia do Soldado, 25/8, data esta que se refere ao nascimento do Patrono do Exército Brasileiro, Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. Ele nasceu em 25 de agosto de 1803, numa fazenda da então Capitania do Rio de Janeiro, hoje município com o seu nome da Baixada Fluminense, Duque de Caxias.
Segundo o maestro Nelson José, o concerto terá como seus dois números iniciais a ‘Canção do Exército’ e ‘Fibra de Herói’, como homenagens ao TG e ao Exército brasileiro, e que terão acompanhamento por jovens atiradores do TG.

Compartilhar