x
Publicado 09/06/2016 15:06:55

Real Banda Euterpe toca para Santo Antonio dia 12

Agremiação musical ainda fará seu segundo 'Banda na Praça' na 'Estação Livre' e acompanhará procissão de São Pedro da Serra

Seguindo uma tradição de mais de 130 anos, a Real Banda Euterpe Friburguense, estará na noite deste domingo, 12, se apresentando na festa de Santo Antonio, na praça do Suspiro, a partir das 20 horas. A Euterpe se apresenta nos festejos antoninos desde a inauguração da capela, em 13 de junho de 1884, portanto há 132 anos, que completam exatamente no dia do santo, próxima segunda-feira, 13.

As histórias de ambas instituições - a Banda e a Capela - se entrelaçam, tendo o maestro português Samuel Antonio dos Santos, como principal artífice. Em 1858, ao enfrentar uma tempestade em alto mar na travessia Lisboa-Buenos Aires, ele fez a promessa ao santo de sua devoção, resultando na criação da banda e da igreja, que hoje são um dos principais atrativos turísticos do município e dos mais importantes patrimônios culturais do Estado do Rio.

O maestro Nelson José da Silva Neto lembra que a participação da agremiação musical nos festejos do santo, é uma obrigação que consta dos próprios Estatutos da instituição, justificando a importância histórica do acontecimento.

‘BANDA NA PRAÇA’ NA ESTAÇÃO E NA PROCISSÃO DE SÃO PEDRO

Coincidindo a participação da Real Banda Euterpe Friburguense, na festa de Santo Antonio, com a data também dedicada ao Dia dos Namorados, o concerto terá um clima especial. Já no dia 29 de junho, a Euterpe, acompanhará a procissão em louvor à São Pedro, na festa do sétimo distrito, São Pedro da Serra, ao final da tarde da data dedicada ao padroeiro daquela localidade, também como em anos anteriores.

E ainda neste mês de junho, a Real Banda Euterpe realiza mais um concerto da série ‘Banda na Praça’, parceria que tem em convênio com a Prefeitura, através da Secretaria municipal de Cultura. Agendada para sábado, 25 de junho, a apresentação pela segunda vez no novo equipamento de cultura da Cidade, a ‘Estação Livre’ - onde funcionou anteriormente, a Estação de Integração Urbano-Rural prefeito Cesar Guinle.

A Real Banda Euterpe foi a primeira banda de música friburguense a se apresentar no local, no último dia 28 de maio, fechando a programação festiva do 198° aniversário da fundação de Nova Friburgo, em 16 de maio de 1818.