Quando devo alongar? Aprenda o momento certo e como fazer

23/05/2016 12:37:53
Compartilhar

Como e quando devo alongar? Se há quem acredite que a técnica só é válida para a hora de exercícios mais intensos, a resposta pode ser mais ampla. O tempo sentado em frente ao computador, por exemplo, também pede alguns minutos de alívio.

Não é à toa que os desconfortos na postura estão presente na vida de muitas pessoas. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 80% da população mundial tem ou terá alguma crise de dor na coluna.

Afinal, quando devo alongar?

Os alongamentos são uma ótima opção para quem deseja reduzir os efeitos do sedentarismo. Eles ajudam no funcionamento do organismo e prevenção de doenças como a tendinite e o encurtamento de músculos.

Já pensou em fazer alongamentos pela manhã? Essa atividade leva em média dez minutos e pode trazer muitos benefícios para quem não tem tempo de praticar uma atividade física de forma regular. O resultado faz toda a diferença na rotina.

É possível fazer o alongamento antes de sair da cama. É necessário se espreguiçar, deitar de barriga para cima e manter o queixo para baixo. O movimento ajuda a alongar a coluna cervical. Também puxe as pernas de maneira alternada até o peito e depois as duas juntas.

Embora seja simples, esse exercício ativa a circulação, reduz a tensão dos músculos, evitando dores relacionadas a rigidez da musculatura, além de auxiliar tanto a postura, quanto a prevenção do processo de deterioração dos músculos.

No ambiente profissional também é possível realizar alongamentos. Se você trabalha sentado, por exemplo, pode esticar os braços e as pernas para frente. Quando levantar, estique estique novamente os membros superiores e inferiores, exatamente como fez quando estava sentado.

Técnicas de alongamento

Você ainda está se perguntando quando deve alongar? A técnica é essencial antes da prática de qualquer atividade física, por mais leve que seja. Quando o corpo não está devidamente aquecido e pronto para começar, a chance de lesões aumenta.

Pense nos jogadores de futebol, por exemplo. Mesmo os que estão na reserva se mantêm em movimento ao longo de toda a partida. O motivo? Manter a musculatura aquecida para uma eventual substituição imediata. Confira a sequência de exercícios para fazer durante o dia ou antes de começar uma atividade física.

1 – Sentado ou em pé

Junte os braços ao longo do tronco. Relaxe os ombros, mantenha a coluna reta e incline lentamente a cabeça para frente, para alongar os músculos posteriores do pescoço. Enquanto isso, respire normalmente por 10 a 15 segundos.

2 – Fique mais relaxado

Em seguida, ainda na mesma posição, vire a cabeça para a direita ou para a esquerda (como se fosse olhar por cima dos ombros) e mantenha por 10 ou 15 segundos. Faça o mesmo para o lado inverso. Repita algumas vezes, até que se sinta relaxado.

3 – Alongando os braços

Ponha os braços para trás. Entrelace os dedos por atrás das costas, com as palmas das mãos para dentro, tentando elevar os braços ao máximo que conseguir, mantendo a coluna reta. Fique na mesma posição pelo mesmo tempo dos exercícios anteriores.

4 – As palmas das mãos

Estenda os braços acima da cabeça e entrelace novamente os dedos. Vire as palmas das mãos para fora e mantenha pelo mesmo período.

E aí, aprendeu quando deve alongar? Aproveite e conte para a gente as técnicas que você costuma utilizar para manter o corpo relaxado.

Fonte: doutissima.com.br

Compartilhar