Protetor solar e bloqueador solar: qual a diferença?

22/08/2016 15:30:16
Compartilhar

Há dois tipos de loções contra os efeitos do sol na pele: químicas e físicas. O tipo físico é chamado de bloqueador e contém ingredientes orgânicos e inorgânicos que agem como uma barreira sobre pele, desviando ou refletindo os raios solares.

Já o tipo químico é o chamado protetor solar e tem substâncias que absorvem os raios antes que eles consigam atingir a camada dérmica.

Os bloqueadores são formulados como escudos contra raios UVB enquanto os protetores agem contra raios UVA. Atualmente, os produtos são uma mistura dessa categoria, protegendo contra os dois tipos de raios.

Qual a diferença entre o Protetor solar e bloqueador solar?
A radiação UVA é a grande causadora do fotoenvelhecimento, mas não contribui para o surgimento do câncer de pele. É ela que deixa a pele bronzeada. Já a radiação UVB atinge camadas superficiais, provocando a vermelhidão. É mais intensa entre 10h e 15h e diretamente ligada ao câncer de pele.

Aplicação
O produto deve ser aplicado meia hora antes da exposição ao sol, para que seja totalmente absorvida pela pele.

Considere suas necessidades diárias e hábitos quando for decidir pelo melhor produto. Há variedades para peles secas, oleosas, com efeito de maquiagem, peles sensíveis, resistentes ao suor, etc.

Se você pratica atividades físicas ao ar livre, como corrida ou natação, não fuja da reaplicação. Mesmo os mais resistentes à água perdem seu efeito rapidamente na piscina ou com grande quantidade de suor. Leia a recomendação do fabricante para saber de quanto em quanto tempo reaplicar e como aplicar corretamente.

Rosto e corpo
Todos sabemos que o efeito do sol sobre o rosto é diferente do corpo, então os produtos são diferentes também. Geralmente os protetores e bloqueadores para o corpo têm consistência mais pesada e pastosa, enquanto para o rosto são mais suaves, até mesmo para permitir a aplicação deles com hidratantes e maquiagem.

Compartilhar