x
Publicado 04/10/2017 11:21:32

Projeto Espaço Livro propõe biblioteca dinâmica em Nova Friburgo

Ler é uma atividade capaz de proporcionar muito prazer. Esse potencial é ampliado quando, além de desfrutar de uma boa história, o leitor pode compartilhá-la com outras pessoas. Essa é a ideia que motivou a criação do Projeto Espaço Livro, promovido pelo Espaço Arp. Em um lugar central e tradicional da cidade, foi instalada uma biblioteca dinâmica: leitores deixam seus livros usados e levam para casa obras literárias diferentes, ampliando seu acervo cultural.

Desde a inauguração do Espaço Arp, a ideia de transformá-lo em um lugar propício para iniciativas culturais esteve presente. "Sempre desejamos abrir o espaço para que pessoas de toda a cidade pudessem se encontrar, confraternizar e participar de atividades culturais”, revela um dos administradores Eduardo Bueno. O empreendimento, que deu lugar à antiga Fábrica de Rendas Arp, aluga espaços para empresas dos mais variados segmentos, como confecções, restaurantes, e até mesmo salas comerciais para escritórios e consultórios médicos.

Com o Projeto Espaço Livro, é do interesse do Espaço Arp abrir suas portas também para a população, oferecendo um ambiente acolhedor para a leitura e para que o friburguense se sinta à vontade para desfrutar de sua estrutura. "Contamos atualmente com jardins, bicicletários e estamos viabilizando a construção de praças e espaços de convivência", conta Eduardo. Para o projeto foi criado um armário, feito de material reciclado a partir de equipamentos da antiga fábrica de rendas. Qualquer pessoa pode participar da iniciativa, levando para casa os livros disponibilizados no armário e deixando, ali, seus próprios livros usados. A estrutura estará disponível ao público por tempo indefinido.