Prisão de ventre afeta cerca de 20% de pessoas no Brasil

04/12/2016 18:58:06
Compartilhar

Sensação de aperto, dores abdominais e dificuldades para evacuar. Se você apresenta algum desses sintomas, pode estar entre os cerca de 20% de brasileiros que sofrem de prisão de ventre, de acordo com dados da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FGB).

Ainda segundo o órgão, a maioria das pessoas afetadas pelo problema é de mulheres com idade acima dos 50 anos. Isso porque alterações intestinais são comuns após o parto e procedimentos cirúrgicos.

As principais causas da constipação intestinal ocorrem por maus hábitos alimentares e pelo estilo de vida.

Ingerir fibra e água de forma inadequada, além de comer grandes quantidades de produtos lácteos, resistir ao impulso de defecar e o sedentarismo dificultam os movimentos intestinais.

É importante um acompanhamento médico. Algumas pessoas costumam se automedicar, achando que o problema não é muito grave e pode ser passageiro. Porém, podem ocorrer complicações como o câncer de cólon e tumores na região abdominal.

A melhor solução é uma dieta equilibrada. Além de refeições variadas, consumir alimentos ricos em fibras e com pouca gorduras pode reduzir os casos.

http://extra.globo.com/  


 

Compartilhar