‘Primo’ do açaí, juçaí tem muitas propriedades nutricionais

25/01/2016 13:05:15
Compartilhar

À primeira vista, dentro de uma tigela, ele é facilmente confundido com o “primo” que veio da Amazônia e caiu no gosto do povo. Mas, apesar da semelhança com o açaí na cor — o tom roxo é o mesmo — e na textura, o juçaí, fruto nativo da Mata Atlântica ainda pouco conhecido perto do parente famoso, é bem mais nutritivo. Rico em minerais, além de saboroso e energético, o alimento tem tudo para virar um sucesso no verão de 2016.

O juçaí tem propriedades nutricionais parecidas com as do açaí. Mas é bem mais rico em ferro e apresenta níveis de potássio muito maiores. Seu teor de antocianina, um poderoso antioxidante natural, também é superior.

Dessa forma, o fruto pode ajudar no combate à anemia — para melhorar a absorção do ferro do juçaí, é necessário consumir a polpa associada a frutas cítricas, excelentes fontes de vitamina C. Ele ainda auxilia o bom funcionamento do sistema circulatório, inibindo a agregação plaquetária.

Ele ainda é excelente para proteger a pele, principalmente em momentos de temperaturas altas e exposição ao sol.

Boa opção de lanche antes da malhação

O juçaí é extraído da palmeira juçara, encontrada no Leste, no Sudeste e no Sul do Brasil, regiões de Mata Atlântica. Fora da floresta tropical, o fruto pode ser adquirido em lanchonetes, hortifrutis e lojas de produtos naturais, em forma de polpa, suco ou creme.

Ele tem sabor mais suave do que o do açaí, é menos doce. É ótimo para quem já mantém alimentação mais equilibrada e não consome alimentos ricos em açúcar. É possível encontrar no mercado a polpa, com banana e extrato de guaraná, e o suco, em forma de bebida mista (com água de coco, banana e passas).

Cem gramas de juçaí contêm 155kcal, valor calórico parecido com o do açaí. Por ser bastante energético, pode ser usado por praticantes de exercícios físicos aeróbicos antes do treino, com aveia e banana. Também pode ser consumido no café da manhã e no lanche.

Propriedades

Controle da pressão

O juçaí também ajuda a combater a hipertensão arterial e fortalece o sistema imunológico.

Anti-inflamatório

Por conter antioxidantes, o fruto evita o envelhecimento precoce e age como anticancerígeno. Também tem ação anti-inflamatória e protege contra doenças cardiovasculares.

Contra câimbras

Para esportistas, o consumo do juçaí combate câimbras.

Aliado na perda de peso

Como qualquer fruto rico em vitaminas, fibras, minerais e água, o juçaí pode ser aliado no emagrecimento. Mas, por ser muito energético, deve ser consumido sem exageros.

Compartilhar