Previsões de Steve Jobs que se tornaram realidade

21/03/2016 11:51:29
Compartilhar

Steve Jobs é uma das figuras mais idolatradas do mundo da tecnologia. Isso ocorre não só pela genialidade no marketing e pelo que ele trouxe para a Apple, mas Jobs sabia como encantar usuários e vender um produto.

Steve Jobs sempre foi muito requisitado para entrevistas. Em 1996, a Wired conseguiu uma exclusiva com ele e, na conversa, fez diversas apostas sobre o que iria acontecer com a tecnologia no futuro. 

Agora, você vai acompanhar as sete previsões que Steve Jobs acertou na mosca.

1-Internet para todos
Para Jobs, a web seria “onipresente”. “Haverá conexão de internet em todos os lugares. E tudo o que é onipresente fica interessante”, disse. Claro, ainda há lugares remotos sem acesso, contudo a internet já é algo presente na vida de todos nós.

2-e-Commerce
“As pessoas vão parar de ir às lojas e vão compras as coisas pela internet”, disse o CEO da Apple na época. Isso é confirmado a cada ano: o e-Commerce só cresce. Cada vez mais as pessoas só usam as lojas para experimentar produtos — a compra acaba sendo feita por meio de cliques.

3-Fim dos desktops
Ok, os computadores de mesa ainda não morreram — e, querendo ou não, o fim está longe. Contudo, as vendas caíram vertiginosamente e não há previsões de a queda se desacelerar. “Eventualmente, a Microsoft vai desmoronar por causa da complacência, e talvez novas coisas apareçam. Mas até que haja alguma mudança fundamental da tecnologia, vai demorar um pouco mais”, comentou Jobs.
Os fatores que diminuem as vendas de PCs de mesa são: notebooks e ultrabooks, smartphones poderosos e a possibilidade de atualização de hardware.

4-Nuvem
Quem não guarda informações na nuvem? Hoje, praticamente todos os servidores são baseados em servidores de internet. Na época da entrevista, isso poderia parecer algo longe, já que 1996 a internet ainda não era tão robusta e de fácil acesso como hoje.

5-Notebooks “de boa”
Jobs já indicava um mercado cheio de “Chromebooks”. Ou seja, notebooks leves e sem muita potência voltados para realizar tarefas específicas. Então, isso talvez explique o sucesso dos Chromebooks: usuários decididos, hardware necessário e um valor de mercado abaixo do comum.

6-Escolas tech
A inclusão de internet e tecnologia nas escolas também foi um ponto. Hoje, várias escolas pelo mundo já contam com materiais digitais, tablets em vez de cadernos para certas aulas etc.

7-Informações em excesso
Jobs comentou que as pessoas iam sofrer com uma sobrecarga de informações. Dessa maneira, elas seriam incapazes de lidar com todos os dados. Contudo, sabemos que, apesar disso, a internet pode ir além: nos bombardeia de informações, mas também pode ser uma ferramenta para armazenar dados.

Fonte: http://www.tecmundo.com.br/

 

Compartilhar