Pós-parto: cuidados nos procedimentos estéticos após gravidez

02/09/2016 10:01:14
Compartilhar

São nove meses de mudanças. Após a gestação, a mulher costuma ganhar quilos, novos contornos na silhueta e até estrias e varizes. Às mais chegadas em procedimentos estéticos, médicos alertam: a repaginada deve começar, no mínimo, seis meses após o parto — e o tempo deve ser ainda maior se a mulher continuar amamentando.

A produção de hormônios é alterada e demora cerca de seis meses para voltar ao normal. Se for algo simples, como um tratamento para os dentes, pode até fazer. Mas um procedimento agressivo, com a necessidade de medicamento, deve ser evitado.

O sistema de coagulação da mulher também é modificado durante e depois a gravidez: Os primeiros seis meses, ela ainda tem o efeito de coagulação. Se fizer cirurgia, tem mais chances de ter trombose, embolia e pode até colocar sua vida em risco.

Maior probabilidade de ter manchas na pele
Mulheres que acabaram de ter o bebê estão com índices de progesterona altos, o que aumenta a probabilidade de ter manchas na pele.
Para fazer um procedimento, é necessário que seja algo seguro para a criança, que não pode sair no leite materno. Às vezes, (a mãe) faz o peeling químico para estrias nas mamas e na barriga e depois fica o resíduo, que entra em contato com a pele da criança e irrita.

O peeling em áreas extensas pode ter a química absorvida pelo corpo e alterar o leite. O uso de medicamentos a base de retinoides, para tratar espinhas ou ruga, também prejudica a amamentação.

Recomendações:
LASER E LUZ — A maior chance de ter manchas na pele dura cerca de três meses, período em que a progesterona começa a cair. Nesse período, tratamentos a laser e a luz não são recomendados.

AMAMENTAÇÃO — As cirurgias só são indicadas após o fim da amamentação. Um dos motivos, é que as operações podem exigir o uso de drogas anestésicas ou medicamentos como antibiótico, que podem passar para o leite materno.

BRONZEAMENTO — O bronzeamento artificialaumenta a probabilidade de ter câncer de pele. Já o bronzeamento a jato, seguro em relação ao câncer, não deve ser feitos por mulheres que acabaram de sair da gestação, pois a química pode ser absorvida pelo bebê que encosta na pele da mãe.

http://extra.globo.com/

Compartilhar