Pilates emagrece? Conheça os benefícios deste exercício

25/07/2016 11:44:47
Compartilhar

Quem busca perder peso pode escolher diversas atividades físicas para atingir o seu objetivo. Academia, corrida, pedalada, natação. Mas e será que pilates emagrece também? O exercício tem caído nas graças dos brasileiros e possui diversos benefícios.

Pilates emagrece, mas não é só isso
A resposta é sim, o pilates ajuda a emagrecer. Talvez não com a rapidez e a eficácia de outras atividades físicas, mas ele pode ser usado também para esse fim. Está cientificamente comprovado que a prática frequente de exercícios de resistência favorece a diminuição do índice de gordura do fígado.
Mesmo que isso não determine diretamente perda de peso na balança, o pilates ajuda a emagrecer porque, assim como qualquer exercício físico, acelera o metabolismo, o que aumenta o gasto calórico mesmo quando se está parado. Estima-se que em uma hora de aula é possível perder de 200 a 400 calorias
Mas os resultados positivos do pilates não param por aí. A prática é ótima para aumentar a flexibilidade e tonificar os músculos. Também é muito eficaz no combate à dor, na melhora da postura e no aumento a força. Quer saber mais? Confira alguns benefícios adicionais da prática:

Melhora a autoestima
Por tonificar a musculatura, o pilates torna mais fácil permanecer na postura correta durante todo o dia. Isso desencadeia uma série de outras mudanças no seu corpo. Os músculos das costas ficam mais fortalecidos e você passa a ficar mais ereta, alongando o corpo, disfarçando a barriga e deixando a sua silhueta mais elegante.
Com o passar dor tempo, como a musculatura abdominal também é bastante trabalhada em todos os exercícios de pilates, a tendência é que, com a ajuda de uma alimentação balanceada, a sua barriga fique mais durinha e o abdômen mais definido.

Aumenta a concentração e diminui o estresse
Além dos ganhos físicos que melhoram a autoestima, o pilates aumenta a concentração mental e alivia o estresse. Isso porque é necessário muito foco para realizar os exercícios, exigindo de você atenção máxima a cada movimento. A atividade também contribui para o desenvolvimento da coordenação motora e da uma consciência corporal.

doutissima.com.br

Compartilhar