Pico da Caledônia – Beleza natural de Friburgo

07/02/2017 16:35:41
Compartilhar

Do Pico da Caledônia, (que tem com 2.257 metros de altitude e é a segunda maior montanha da Serra do Mar, que vai de Santa Catarina até o Rio de Janeiro), é possível ter uma vista privilegiada de Nova Friburgo e cidades vizinhas – até o Rio de Janeiro. O cume fica entre as cidades de Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu, na divisa entre os dois municípios, inserido no Parque Estadual dos Três Picos. Com uma localização privilegiada, possui torres de transmissão de rádio, responsáveis pelas comunicações da Petrobrás, possibilitando o envio de dados desde a Bacia de Campos até Brasília sem encontrar nenhuma montanha de maior altitude obstruindo as ondas. Possui também uma rampa de asa delta para prática de vôo livre. A caminhada até o cume é de nível pesado e inclui mais de 500 degraus de escadas. O Pico é aberto para visitação em horários restritos e o seu acesso é feito através de uma estrada bem íngreme a partir do bairro Cascatinha.

Como chegar: Seguindo em direção à montanha, virar a primeira rua a direita (100 metros). Seguindo pela estrada irá encontrar o Parque Municipal Juarez Frotté (400 metros), o Hotel Fazenda Caledônia Inn (2.440 metros). O próximo ponto de referência fica a 6.040 metros de extensão, e é conhecido como “Pedrão”, em seguida a 6.640 metros fica a cachoeirinha, o melhor ponto de água potável da caminhada. Após 300 metros da cachoeirinha encontra-se a antiga rampa de voo a 1940 metros de altitude e depois a 360 metros de extensão da rampa localiza-se a portaria de acesso ao cume da montanha que funciona de terça-feira à domingo das 7:00h às 16:00h, sendo necessário a apresentação da carteira de identidade para o acesso. O trecho final é a escadaria com 630 degraus e 330 metros de extensão.

Chegando ao final da escada segue-se a direita, e a 130 metros de distância a caminhada é finalizada no majestoso cume da Caledônia.

Compartilhar