Pets: Obesidade e sobrepeso são problemas frequentes e exige atenção

01/06/2016 13:29:56
Compartilhar

Sabe aquele cão ou gato gordo que a gente acha fofinho e tem vontade de apertar muito? Se você tem um, então corre para o veterinário porque essa fofurice toda pode não ser nada saudável. Pesquisas apontam que o sobrepeso e a obesidade são considerados os problemas de maior frequência entre pets em países desenvolvidos, imagina, então, aqui no Brasil.

Os estudos revelam que eles podem causar doenças ortopédicas, cardiorrespiratórias, urinárias, diabetes, distúrbios reprodutivos, neoplasias, doenças dermatológicas, entre outras doenças, além de cansaço fácil e mobilidade limitada.

No Brasil, não temos dados precisos sobre obesidade e sobrepeso em pets, mas a estimativa é de que 40% deles sofram do problema. Um índice bastante alto.

Se não é nem a alimentação e sedentarismo, o cão pode fazer parte dos cachorros que engordam depois de castrados, porque a castração faz com que o cão deixe de produzir um hormônio que inibe o apetite, mas não é por isso que deve-se deixar de castrar o seu cachorro, a castração é muito importante para a saúde do animal e a obesidade é facilmente controlada desde que seja feito um bom manejo alimentar.

Também existe outra porção de cães obesos, devido a problemas hormonais como por exemplo o hipotireoidismo.

Como vencer a obesidade

1 ) O dono precisa convencer-se do estado de obesidade de seu cão ( a imagem de que o cão gordo é um cão bem tratado é coisa do passado )

2 ) Seguir rigorosamente as indicações do fabricante quanto a quantidade de ração a ser fornecida

3 ) Fracionar a ração ao longo do dia para que o cão tenha sempre a sensação de estar saciado, isto é, em vez de dar 300g de uma só vez, fornecer 3 refeições de 100g

4 ) Dispensar as guloseimas : o biscoito pela manhã, o pedacinho de queijo a tarde, o bifinho a noite, etc.
Estes petiscos são utilizados de forma incorreta. Na verdade, foram criados para serem dados ao cão durante o treinamento, como prêmios, como um incentivo ao aprendizado.

5 ) Fazer com que o cão faça exercícios regularmente

Se apesar de todas estas mudanças ele continuar com excesso de gordura, convém estabelecer um programa preciso de emagrecimento junto ao veterinário que o trata. Este poderá utilizar alimentos dietéticos industrializados ou indicar uma dieta caseira.

Fonte: http://www.neonpetshop.com.br/


Compartilhar