x
Publicado 21/08/2017 12:15:55

Pesquisadores revelam que só há quatro tipos de usuários no Facebook

De acordo com a pesquisa publicada em abril pela universidade, a rede social de Mark Zuckerberg pode ser dividida em alguns grandes grupos: construtores de relacionamento, divulgadores, selfies e observadores. A pesquisa quis entender quais os motivos que levaram o Facebook a ter tanto sucesso entre os internautas.

O Facebook é a maior rede social do mundo com uma base com mais de 2 bilhões de usuários. Cerca de 1,28 bilhões acessam a rede diariamente, com uma média de 35 minutos gastos por dia — segundo estimativas recentes de comportamento.

Os grupos dos construtores de relacionamento e dos selfies já eram esperados. A surpresa ficou por conta dos outros dois grupos, de divulgadores e observadores.

As pessoas podem se identificar com mais de um grupo, porém se encaixando mais em um único perfil. Foi observado, por exemplo, que grande parte dos pesquisados têm uma tendência para o grupo de selfies — os autorretrados.

Entenda os quatro tipos de usuários do Facebook

Construtores de relacionamento
Este grupo de usuários enxerga o Facebook como uma forma de manter as amizades virtuais ou não. Consideram a rede social como uma extensão da própria vida real. Fazem questão de escrever comentários nos posts dos amigos e compartilham histórias sobre a família, além de vídeos e fotos motivacionais.

Observadores (stalkers)
Ao contrário dos construtores de relacionamento, os usuários deste grupo não costumam publicar assuntos sobre a vida pessoal. Enxergam o Facebook como uma vitrine, fazendo questão de visitar o perfil de outros usuários sem a necessidade de interação. Também sentem obrigação de estar na rede social.

Divulgadores
Os divulgadores não fazem questão de publicar sobre eles mesmo. Sentem a necessidade de informar os amigos sobre o que está acontecendo sobre outras coisas que julgam importantes. Compartilhar eventos e notícias é comum.

Selfies
Como o nome sugere, este grupo adora publicar fotos pessoais. Procuram autopromoção e adoram receber comentários e curtidas. Este tipo de usuário acredita que quanto mais notificações recebe, mais tem a aprovação dos amigos.

www.techtudo.com.br