Pesquisadores da UFF Friburgo descobrem agrotóxicos que promovem acúmulo de gordura nas células animais

03/04/2019 11:21:17
Compartilhar

Pesquisadores da UFF de Nova Friburgo descobrem quatro agrotóxicos que promovem o acúmulo de gordura nas células animais

Já foram identificadas substâncias utilizadas por produtores em plantações de banana, abacaxi, arroz, feijão e até café. Outros seis agrotóxicos ainda vão ser analisados .

Pesquisadores do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF), unidade de ensino superior da Universidade Federal Fluminense (UFF), descobriram que os agrotóxicos Ametrina, Abamectina, Carbosulfano e Óxido de Fembutatina promovem o acúmulo de gorduras em células animais. As quatro substâncias pesquisadas são utilizadas, com frequência, em plantações de frutas, leguminosas, grãos e hortaliças. Os agrotóxicos Acefato, Benalaxil, Bitertanol, Metamitron, Metomil e Tiram ainda serão analisados pelos cientistas do ISNF.

Além do acúmulo de gorduras, a pesquisa tem o objetivo de identificar se os agrotóxicos utilizados no Brasil também induzem ao desenvolvimento de diabetes. O estudo foi dividido em duas etapas: análises em células animais – fase atual – e testes em camundongos, que ainda serão realizados.

A pesquisa é gerenciada pelos professores Leonardo Mendonça, coordenador do Curso de Graduação em Biomedicina do ISNF, e Flora Milton, coordenadora do Laboratório Multiusuário de Cultivo de Células e Tecidos animais (LMCT), em parceria com a Universidade de Brasília (UNB). De acordo com os responsáveis, a descoberta é fundamental para o estudo da obesidade e diabetes.

“O fato de o Brasil ser o maior consumidor de agrotóxicos no mundo foi fundamental na nossa escolha do objeto. Ainda tem muita coisa a ser analisada, mas uma coisa já é certa e nós provamos: esses agrotóxicos acumulam gordura nas células animais, o que pode contribuir para o desenvolvimento de obesidade e de diabetes. Nossos resultados devem ser considerados na hora de se regulamentar novos produtos, para que possamos, enfim, argumentar através de estudos e provas que esses produtos fazem mal à saúde”, alerta Flora.

Em humanos:

Flora esclarece, no entanto, que a descoberta não pode ser motivo de alarde, porque a pesquisa precisa considerar outros fatores relacionados aos seres humanos.

“Nós testamos em células de camundongos. Os estudos precisam avançar para que possamos afirmar alguma coisa em relação aos humanos. Não vai ser o consumo de uma única banana ou de um prato de arroz com feijão que vai provocar obesidade ou diabetes nas pessoas. Até porque essas doenças são ditas multifatoriais, ou seja, possuem diversas causas. No entanto, a descoberta é um grande passo para entendermos essas enfermidades”, garante a cientista.

As utilizações:

– Ametrina
Herbicida utilizado nas culturas de abacaxi, algodão, banana, café, citros, cana-de-açúcar, mandioca, milho e uva.

– Abamectina
Pertence às classes acaricida e inseticida. Usado nas culturas de algodão, alho, batata, cana-de-açucar, café, cenoura, cebola, citrus, côco, ervilha, feijão, figo, maçã, mamão, manga, melancia, melão, milho, morango, pepino, pera, pêssego, pimentão, soja, tomate e uva.

– Carbosulfano
Pertencente às classes acaricida, inseticida e nematicida. Utilizado nas culturas de algodão, arroz, cana-de-açúcar, feijão, fumo, milho e soja.

Óxido de Fembutatina
Classe acaricida usado em cultura de citros.

Compartilhar