x
Publicado 27/01/2017 12:39:38

Pé na Tábua & Tribuna Livre Cultural apresentam "NOTAS DO SUBSOLO", de FIODOR DOSTOIEVSKY

FIODOR DOSTOIEVSKY
Gênio da literatura russa e universal, Fiodor Dostoievsky é considerado pela maioria dos especialistas o melhor e mais importante escritor de todos os tempos. Teve influência definitiva em toda nossa civilização, a partir do final do século 19, dando origem a algumas das maiores correntes de pensamento do Ocidente.

NOTAS DO SUBSOLO
Novela de Dostoievdky, Notas do Subsolo reúne as lembranças de um funcionário público aposentado, decadente e sociopata, personagem sem nome (Dostoievsky não lhe deu um), geralmente referido como 'Homem do Subsolo'. Adaptado pelo grupo Pé-na-Tábua para o teatro, Notas do Subsolo contém e sintetiza o espírito do conjunto da obra dostoievskiana.

Pé-na-Tábua – Núcleo de Teatro de Lumiar
Pé-na-Tábua tem origem e sede em Lumiar, distrito de Nova Friburgo, onde se tem apresentado seguidamente em espetáculos que visam o congraçamento de profissionais da área, a formação de plateias e de novos agentes teatrais, sempre em parceria com a Tribuna Cultural. Notas do Subsolo é o seu mais ousado projeto, destinado a viajar pelo país, participar de festivais de teatro no Brasil e em Países de Língua Portuguesa, com estréia, é claro, em Lumiar, dia 17 de dezembro.

No palco, o ator Nilson Nunes em densa criação, dirigido por Neila Tavares. Dignos de especial atenção são o cenário e figurino de Monja Eishun. Antônio J. Clementino dá conta da técnica, completando assim a equipe do espetáculo.

NEILA TAVARES – atriz e diretora com trabalhos no Teatro, Cinema e TV, realizados ao lado de Fernanda Montenegro e Fernando Torres, Sérgio Britto, Suzana Vieira, Ítalo Rossi, Paulo José, Osmar Prado e outros, e personagens da importância de Jocasta em "Édipo Rei", Nastienka em Dostoievsky, Mefistófeles em Goethe, Senhoria em Gorki, Maria em GoeorgeBuchner. Em Nelson Rodrigues, a Zulmira de "A Falecida", MmeClessy de "Vestido de Noiva", Suzana Flag em "Quem Tem Medo de Nelson Rodrigues"; além de criar e inspirar a personagem Joyce de "Anti-Nelson Rodrigues".

NILSON NUNES – No Teatro, participou, entre 1990 e 2016, de espetáculos como "Catar-se", "Esfacelados", "Três Atos Públicos" (The Living Theatre - NY), "As Bruxas de Salém", "Galileu Galilei", "Tróia", "Perdoa-me Por me Traíres", "Fernando em Pessoa" (Assistente de direção), "Uma Mulher Vestida de Sol" (Direção), "Tempestade e Ímpeto" (Direção), "Mumu, a Vaca Metafísica" (Direção), "Canto de Amor às Geraes" (direção), "O Interrogatório", "Macbeth" e "O Pequeno Príncipe, direção de Neila Tavares.

Facebook: pé-na-tábua - https://web.facebook.com/nucleodeteatrolumiar/


"PÉ NA TÁBUA" & TRIBUNA LIVRE CULTURAL apresentam
"NOTAS DO SUBSOLO", de FIODOR DOSTOIEVSKY
com Nilson Nunes e direção de Neila Tavares
Dia 28 de Janeiro/17 - Sábado - às 20 horas
Classificação 14 anos - Ingressos R$ 5,00
Rua Deputado Amâncio Mario de Azevedo, 145 Lumiar
Nova Friburgo – RJ (em frente ao Lago)

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro da programação!

www.facebook.com/TribunaLivreCultural