Páscoa: chocolate é tóxico para os pets

23/03/2018 12:34:18
Compartilhar

Presente no cacau, a teobromina é nociva ao organismo dos animais e afeta os sistemas cardíaco, nervoso e respiratório.

Daqui a pouco é Páscoa e o comércio já está lotado de ovos de chocolate. E se você tem o hábito de dividir sua comida com seu pet, o que não é recomendado, cuidado: chocolate é tóxico para os peludos. É que a teobromina, substância presente no cacau, é nociva aos animais, e afeta os sistemas cardíaco, nervoso e respiratório. Não pode nem o chocolate branco, que tem menos teobromina. Não é não. E a intoxicação pode matar.

Ah, mas seu peludo pode ser esperto e roubar um pedaço de chocolate. Ou pode ser alimentado com a guloseima por alguém. Então, fique atento. O vômito é o sintoma mais comum da intoxicação, seguido de agitação e aumento da frequência cardíaca. Os animais ainda podem ter incontinência urinária e febre. Se notar qualquer sintoma desses, vá a um veterinário rápido.

O tratamento pode variar, incluindo medicamento para induzir o vômito ou de carvão ativado para impedir a absorção da teobromina. O animal pode sofrer uma hemorragia intestinal que, se não for tratada a tempo, pode ser fatal. Recorrer aos petiscos similares aos chocolates feitos para pets é a saída. Eles são livres da teobromina e os peludos adoram!!!

Compartilhar