Pais e Ex-alunos do Graças homenageiam Monsenhor Mielli

12/03/2016 12:38:51
Compartilhar

Ato pelo 58º aniversário do Colégio lembrará os 37 anos de falecimento do pároco-fundador

Fundado em 16 de março de 1958, o Colégio Nossa Senhora das Graças (CNSG), do bairro Olaria, completa 58 anos neste março de 2016, ano em que, no entanto, o estabelecimento de ensino não abriu seus portões, tendo suas atividades paralisadas em janeiro. Coincidentemente, este mês também assinala os 37 anos do falecimento, em 13 de março de 1979, do padre Caetano Antonio Mielli, fundador da instituição, juntamente com a então capela e o centro social.

Denominado DOMINGO DA GRATIDÃO, o evento foi idealizado pelo Núcleo de ex-Alunos do Graças, criado em 2007/2008 para as comemorações do 50º do colégio. Além de uma missa, às 9 h e 30, celebrada pelo pároco da Igreja de Nossa Senhora das Graças, Fábio Felipe, dedicada também a todos os demais padres daquela paróquia, ex-professores, funcionários e ex-alunos falecidos, acontecerá um desfile e homenagens na praça Monsenhor Mielli, onde existe um busto do homenageado.

O objetivo do grupo, ao realizar a homenagem, é lembrar o nome e da importância daquele líder religioso para Olaria. Tendo legado ao bairro uma obra de grande alcance, nas áreas religiosa, educacional e sócio-assistencial, padre Mielli faleceu precocemente, aos 56 anos, vítima de um enfarto. Ele nasceu em 30 de julho de 1922, ainda criança demonstrou sua vocação para a carreira sacerdotal e na década de 1940 foi destinado à missão de ser pároco da então recém criada paróquia de Nossa Senhora das Graças, no bairro operário que começava a desenvolver-se.

Com a ajuda da comunidade – diversas pessoas, famílias, empresários e lideranças da época – ele ergueu o complexo hoje existente, que conta inclusive com o templo, tombado pelo patrimônio histórico, obra modernista do arquiteto Alcides da Rocha Miranda, então integrante da equipe de Lúcio Costa.

ENCONTRO COM O PÁROCO

Esta semana, um comissão de representantes do Núcleo de Ex-alunos (composta pelo vereador Gustavo Barroso, ex aluno; o comerciante Dalmo Gualberto, a professora Aryci Bianchini e o jornalista Girlan Guilland) foram recebidos pelo padre Fábio, que relatou os planos para reativação do Colégio, pedindo inclusive ao grupo o apoio para que ajude a retomar essa importante parte da obra do Monsenhor Mielli. Novos encontros ficaram de ser agendados para a discussão do assunto, depois das atividades programadas para este fim-de-semana.

 

Compartilhar