Ruas e avenidas do Centro de Friburgo terão 5 faixas exclusivas para circulação de ônibus

16/12/2014 14:10:24
Compartilhar

No intuito de privilegiar os usuários do transporte público, Nova Friburgo ganhará cinco faixas exclusivas para a circulação dos ônibus urbanos. A criação das faixas nas Avenidas Alberto Braune e Comte Bittencourt e ainda nas Ruas Sete de Setembro, Comandante Ribeiro de Barros e Duque de Caxias serão implementadas no início do próximo ano.

A criação das faixas exclusivas é apenas uma das mudanças previstas no estudo de reestruturação do novo sistema de transporte público friburguense. Estão previstas ainda a racionalização de linhas, ajustes da matriz da integração (melhoria da bilhetagem eletrônica). A transformação da rodoviária urbana, na Praça Getúlio Vargas, em um ponto de ônibus aberto também está incluída no novo sistema de transporte.

As mudanças estão sendo elaboradas em conjunto entre a Prefeitura e a concessionária Faol, com apoio técnico da Fetranspor. Nesta segunda-feira, 15, o prefeito Rogério Cabral, secretários municipais, vereadores e técnicos de engenharia participaram de uma visita ao Centro de Operações do sistema BRS, no Rio de Janeiro, para conhecer o modelo carioca de transporte, no qual Nova Friburgo está se inspirando para melhorar o atendimento aos usuários friburguenses.

RACIONALIZAÇÃO DE LINHAS – A primeira racionalização de linhas de ônibus em Nova Friburgo será feita na região sul, que atende diariamente 10 mil usuários, 17 linhas e 27 ônibus.

Várias linhas que englobam o entorno do distrito de Lumiar e São Pedro da Serra passarão a serem circulares. A partir de um transbordo feito em Lumiar será feito o deslocamento para o centro da cidade. A alteração aumentará a quantidade de oferta de linhas na zona rural e possibilitará a diminuição de veículos no eixo central de Nova Friburgo. Futuramente, o mesmo sistema será implantado na zona norte e central do município.

Compartilhar