Menos é mais: conheça a tendência normcore

19/09/2014 11:01:59
Compartilhar

Por Isadora Massena

Sabe aquelas pessoas conhecidas por sua falta de preocupação com a moda? Elas estão por dentro das últimas tendências e nem sabem! É que a maneira normal de se vestir agora tem nome. Apontada pela empresa de tendência K-Hole e posteriormente pela NY Mag, revista de moda do jornal The New York Times, como o “estilo” do momento, os “normcore” não querem ser diferentes, não ligam em estar na moda e nem buscam autenticidade. Querem apenas conforto. Essa linha estética que, a princípio não era exatamente sobre moda, se manifesta em roupas descomplicadas, comuns, básicas e sem informações de moda. Quanto mais discreto melhor.

O estilo “normcore” surgiu nas ruas de São Francisco, nos Estados Unidos. “Norm” quer dizer normal e “Core” deriva de hardcore, o que significa que o que é cool na moda agora é parecer que não está nem aí para moda. Irônico, não?

A tendência tem mais a ver com atitude do que com a roupa em si. Tem a ver com a conduta com a qual o indivíduo encara a vida e o dinheiro. É para aquele tipo de pessoa versátil, que consegue se encaixar e se adaptar em circunstâncias diversas. É um estilo unissex, de quem se veste com camisetas básicas e lisas, moletons, calças jeans e peças ‘oversized’, normalmente sem ostentar marcas ou logotipo. Uma boa referência é o seriado Seinfield, famoso nos anos 90, porém nada fashionista.

Aliás, o estilo remete aos anos 90, período em que o street style e o minimalismo ganharam mais força. Nessa época, usar apenas um jeans confortável e camiseta branca eram sinal de bom gosto. Com uma produção despretensiosa e sem afetação, combinações de jeans e moletom eram bem vistas.  

 

normcore

normcore2

Compartilhar