x
Publicado 10/04/2015 15:42:30

Friburguense vai ao Japão e elabora sistema para o Google

Pedro Arthur Souza desembarcou no Japão para apresentar seu trabalho sobre softwares livres

Aos 24 anos e recém-formado em Engenharia da Computação pela Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), há menos de um mês, o estudante Pedro Arthur Souza desembarcou no Japão para apresentar seu trabalho sobre softwares livres.

Morador de Nova Friburgo, em 2010, ele e o irmão gêmeo, Caio Lucas, ingressaram no campus da universidade no município por meio do sistema de cotas. Atualmente, os dois cursam mestrado em Modelagem Computacional, também na Uerj.

Incentivado por professores e amigos de turma, durante quatro anos Pedro participou do Google Summer Codes. Patrocinado pela empresa americana, o projeto oferece bolsas de estudo para estudantes desenvolverem códigos computacionais para softwares livres, nas próprias universidades.
"Achava que essas oportunidades estavam longe de mim, mas com força de vontade para estudar e aprender, além de esforço e dedicação, é possível chegar onde quiser. Sem o sistema de cotas e a bolsa-auxílio da universidade, nunca teríamos estudado porque nossos pais não têm condições de bancar as despesas de dois filhos. Se tivéssemos que trabalhar, não conseguiríamos o mesmo desempenho" - afirmou Pedro Arthur.

No primeiro ano, Pedro, o irmão e dois amigos inscreveram suas pesquisas no projeto. Apenas Pedro não foi selecionado, mas ajudou o irmão e os amigos e ganhou experiência.

Agora, com uma bolsa de estudos, desenvolve um código mais moderno para o processo de inicialização do sistema operacional livre FreeBSD, que está sendo testado pelo Google.

"Fiz contatos com programadores de todo o mundo e conheci pessoas que se interessaram pelo meu trabalho. Foi muito enriquecedor", disse Pedro.

Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação Social