Dr. Luiz Fernando: “A saúde tem melhorado, mas temos muitos desafios pela frente”

03/08/2014 20:11:00
Compartilhar

O vereador licenciado e médico Luiz Fernando Azevedo, assumiu o comando da Secretaria Municipal de Saúde em meio a uma crise no setor. Na ocasião, há quatro meses, o governo municipal enfrentava muitas críticas da população e ainda uma saraivada de cobranças da mídia friburguense. Nesta entrevista, ele fala sobre as primeiras medidas adotadas para reverter a situação e ainda sobre os próximos desafios do cargo que ocupa.

NOVA FRIBURGO EM FOCONa opinião do senhor, a saúde pública melhorou nestes últimos quatro meses?

DR. LUIZ FERNANDO – Melhorou, mas eu seria leviano se afirmasse que todos os problemas foram resolvidos. Entendo que conseguimos apagar incêndios, porém falta muita coisa para ser resolvida. O nosso trabalho está sendo feito a curto, médio e longo prazos. No nosso planejamento, creio que nos próximos dois anos iremos resolver 90% dos problemas da saúde. 

NOVA FRIBURGO EM FOCO – O senhor poderia apontar alguns pontos que melhoraram na saúde nos últimos quatro meses?

DR. LUIZ FERNANDO – O programa Estratégia da Saúde da Família avançou muito. Assumimos com oito unidades funcionando e hoje já são 34, com as equipes de médicos da rede e os 16 cubanos que chegaram a Nova Friburgo. Na época em que assumi, os nossos estoques de remédios estavam praticamente zerados e atualmente estamos com quase toda a farmácia abastecida. Outro ponto importante: exames como os de endoscopia estavam paralisados há meses e foram retomados. A relação com o funcionalismo também tem avançado bastante e sou muito grato pelo apoio que tenho recebido dos servidores. 

NOVA FRIBURGO EM FOCO – E quais são os principais desafios para os próximos meses?

DR. LUIZ FERNANDO – Retomar o fluxo de cirurgias no Hospital Raul Sertã, porque tem gente esperando na fila há cinco anos. Colocar o SAMU para funcionar. O programa está parado há três anos e, em maio, assinamos nossa adesão para colocá-lo em funcionamento. Falta pouco. Só aguardamos resolver algumas questões burocráticas para implantarmos o SAMU. Outros pontos fundamentais são concluir as obras do Hospital Raul Sertã e do Hospital Maternidade. Também colocaremos o Hemocentro para funcionar este ano. Precisamos muito adquirir novas ambulâncias para atender a rede pública. A elaboração do plano de cargos e salários dos servidores também é uma das nossas grandes prioridades.

NOVA FRIBURGO EM FOCO – O senhor também comunga da opinião de que a construção do Hospital do Câncer de Nova Friburgo é a concretização de um grande sonho para a população serrana?

DR. LUIZ FERNANDO – É um grande marco, um fato histórico para os friburguenses e para toda população da região. É uma vitória. E, sem dúvida, será um grande alívio para os pacientes que enfrentam um tratamento tão doloroso e viagens desgastantes.

 

NOVA FRIBURGO EM FOCO – E o que mais?

DR. LUIZ FERNANDO – As pessoas ainda se recordam como assumimos a saúde há quatro meses. Estamos trabalhando muito todos os dias para melhorar a saúde. É o maior desafio da minha vida, mas não é o trabalho de apenas uma pessoa, mas de todos. Não tenho dúvida de que vamos vencer os grandes desafios.

Compartilhar