Biblioteca de Nova Friburgo será reinaugurada hoje, 17h, após obras e recuperação do acervo

05/05/2015 12:21:17
Compartilhar

A Prefeitura de Nova Friburgo reinaugura nesta terça-feira, 5, a Biblioteca Pública Municipal Maria Margarida Liguori. A solenidade organizada pela Secretaria Municipal de Cultura – responsável pelas obras de adequação e recuperação do acervo – está marcada para às 17h. A biblioteca está localizada no andar térreo do prédio da Câmara de Vereadores, na Rua Farinha Filho, 50.

A Biblioteca Municipal de Nova Friburgo completou este ano (janeiro) 74 anos. Ela foi fundada em 1941 pelo prefeito Dante Laginestra e um grupo de idealistas abnegados ligados à cultura, especialmente por Décio Monteiro Soares, seu primeiro diretor.

Na gestão do prefeito Feliciano Costa, mais precisamente em 1958, Dona Maria Margarida Liguori iniciou um trabalho incansável, construindo um acervo importante e desenvolvendo projetos educacionais, culturais e sociais.

Dona Margarida Liguori esteve durante cerca de 40 anos à frente da diretoria da biblioteca, quando esta ainda funcionava na Casa do Barão, na Praça Getúlio Vargas, por isso teve seu nome escolhido para o espaço cultural.

Há 15 anos o acervo da Biblioteca Municipal foi transferido para o primeiro andar do antigo prédio do Banco do Brasil, onde hoje funciona a Câmara de Vereadores. Atualmente, a biblioteca dispõe de um acervo de cerca de 30 mil volumes.

Compartilhar