Após às chuvas, Defesas Civis focam ações de combate às queimadas

24/04/2015 13:07:12
Compartilhar

Representantes de Defesas Civis municipais da Região Serrana se reuniram nesta quarta-feira, 22, em Petrópolis, durante evento promovido pela Secretaria de Estado de Defesa Civil. Participaram do evento os municípios de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, entre outros.

O objetivo da reunião foi dar início à elaboração pelos municípios dos Planos de Contingência de Queimadas e de Estiagem. O encontro também foi uma oportunidade para a troca de experiências de ações de prevenção realizadas pelos municípios.

O evento foi comandado pelo diretor do Departamento Geral de Defesa Civil do estado, Paulo Renato Vaz, que falou sobre o Mapa de Ameaças Climatológicas do estado, que será composto por dois Planos de Contingência de cada município, totalizando 184 planos. Na Região Serrana, os municípios deverão elaborar Planos de Contingência de Queimadas e de Estiagem.

Já o secretário de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis, Rafael Simão destacou a necessidade da prevenção.

“Estamos encerrando o período de chuvas fortes, começando agora um novo período que traz outros riscos, como o de incêndios florestais. Para isso, devemos nos prevenir e também nos planejar para caso esses incêndios aconteçam”, finalizou.

Compartilhar