6 fatos curiosos sobre sapatos que você provavelmente não conhecia

20/02/2015 13:12:15
Compartilhar

Acessório de beleza e sensualidade feminina, o salto alto começou a ser usado para representar uma posição social elevada e as mulheres não foram as primeiras pô-los nos pés. Saiba mais sobre a história do calçado.

1. O tamanho do sapato começou a ser medido com trigo. No início dos anos 1300, o rei britânico Eduardo II decidiu padronizar o tamanho dos calçados, e declarou que três sementes de trigo, equivalentes a um centímetro, deveriam ser usadas para calcular a medida dos calçados. Surgiu aí o primeiro dimensionamento do tipo, segundo o site “Byrdie”.

2. A moda do salto alto começou com os homens. Durante séculos, os saltos representavam uma alta posição social, e não tinham nenhuma relação com gênero. O sapato também foi crucial para evitar que homens que montavam em cavalos escorregassem do estribo.

3. Americanas possuem em média de 19 pares de sapatos. De acordo com um estudo recente, as mulheres dos Estados Unidos possuem em média 19 pares de sapatos em casa.

4. Os sapatos mais caros da história foram vendidos por quase R$ 2 milhões. O rubi icônico da personagem Dorothy, do filme “O Mágico de Oz”, foi arrematado por este preço em um leilão no ano 2000.

5. O sapato com salto plataforma foi inventado em um experimento. Devido à escassez de aço na Itália na década de 1940, o designer Salvatore Ferragamo começou a experimentar novos materiais, e desenvolveu um dos sapatos altos mais confortáveis do mundo à época.

6. Jimmy Choo desenvolveu seu primeiro par de sapato aos 11 anos de idade, mostrando seu talento desde criança.

Fonte: http://revistamarieclaire.globo.com/

Compartilhar