O que fazer com meu cão quando eu preciso viajar?

09/01/2018 12:32:56
Compartilhar

Não é novidade para ninguém a diferença que um cachorro faz em nossas vidas, né? Justamente por ser tão apegado aos nossos amigos de quatro patas que muitas vezes viajar se torna um dilema. Afinal, cão e viagem costuma ser uma combinação que gera muitas dúvidas e dores de cabeça para seus donos.

Nesses casos, sempre surgem diversas questões, como: posso levar meu pet comigo? Se não, com quem deixá-lo? Quem pode cuidar do meu amiguinho durante a minha ausência? Meu cão precisa de cuidados especiais, e agora?

Se você também tem essas dúvidas e anseios sobre o bem-estar do seu amigo de quatro patas, não se preocupe: separamos algumas dicas para te ajudar, confira!

ANALISE A POSSIBILIDADE DE LEVAR O CÃO COM VOCÊ

A primeira dica é considerar a possibilidade de levá-lo com você. Para isso, analise qual o tipo de roteiro você fará.

Por exemplo, viagens curtas para praias ou serras perto da sua cidade, que podem ocorrer em um fim de semana ou feriado, não implicam em muito tempo longe de casa.

Algumas, aliás, podem ter a ida e a volta no mesmo dia, o que dispensa a necessidade de hospedagem e também significa menos bagagem e acessórios para cuidados com o cachorro.

Outra questão fundamental é que quando o seu destino possui mais opções de atividades ao ar livre, como praças, florestas, parques e reservas florestais, mais tempo você pode passar com o animal enquanto, simultaneamente, visita os pontos turísticos da cidade. Por último, há o tipo de transporte que você usará para viajar.

Isso porque, além dos custos caso você opte por outro meio que não seja o seu próprio automóvel, há restrições específicas das companhias aéreas, empresas de ônibus etc.

Sem mencionar, é claro, que os trechos podem ser bastante cansativos e estressantes para o cão, que terá limitação de espaço e racionamento de comida por longas horas. Portanto, é preciso pesar na balança os prós e contras.

HOSPEDAGEM PET FRIENDLY
Se a sua viagem não for curta e você planeja passar até mesmo semanas fora, seja por conta de um recesso ou férias de trabalho, saiba que ainda é possível, sim, levar seu pet com você. Para isso, é fundamental escolher uma hospedagem pet friendly.

Esse termo, cada vez mais frequente em grandes hotéis, pousadas e resorts pelo mundo, significa que o estabelecimento está apto a receber não só você, mas também o seu bichinho.

Ele oferece quartos adaptados para que o pet durma com o dono, espaços para atividades e exercícios físicos com os animais e áreas de convivência para cachorros.

Muitos, inclusive, ainda disponibilizam ração, petiscos e brinquedos. Ou seja, mesmo que você saia por algumas horas para visitar um ponto turístico, seu cão não ficará entediado ou sozinho, pois haverá diversos atrativos e outros cães com quem ele pode interagir e se divertir.

DEIXAR SEU CÃO COM A FAMÍLIA OU AMIGOS
Caso você viaje a trabalho ou precise se hospedar em um local que não é pet friendly será inviável levar o cão. Nesse caso, uma alternativa seria deixá-lo com algum parente ou amigo. Afinal, são pessoas com o animal já tem um convívio e pode estar familiarizado.

Outro ponto relevante é que um irmão ou primo, por exemplo, vai poder dar a atenção necessária ao pet, especialmente se ele precisa de cuidados especiais por ser filhote ou idoso. Porém, caso não seja possível um familiar tomar conta dele durante os dias em que você estará fora, vale a pena conversar com algum amigo.

HOTEL CANINO
Tentou tudo e nenhum amigo ou familiar está disponível para cuidar do seu cão? Considere recorrer a um hotel canino.

De forma geral, esse hotel é um serviço de hospedagem em um estabelecimento que recebe tanto cães quanto outras espécies de animais enquanto seus respectivos tutores viajam.

Nesse lugar, há profissionais responsáveis por monitorar as refeições dos bichinhos, proporcionar lazer, com atividades e brincadeiras e higienizar os espaços em que eles dormem e interagem entre si.

APLICATIVOS DE HOSPEDAGEM
Uma das soluções mais recentes para casos desse tipo, são os aplicativos para hospedagens.

Geralmente são sistemas de busca de anfitriões na sua cidade que compartilham o mesmo amor por animais e estão dispostos a hospedar seu bichinho enquanto você viaja por um valor fixo como diária.

Uma das grandes vantagens de apps desse tipo, como o Dog Hero, é que você está sempre em contato, por meio da plataforma, com o responsável por receber seu cão. Ou seja, você poderá acompanhar a rotina dele, saber se ele está tomando o medicamento ou suplemento alimentar.

Gostou das nossas dicas sobre cão e viagem? Então não deixe de colocá-las em prática para chegar à melhor decisão em relação a conforto, segurança e bem-estar do seu amigo de quatro patas.

https://www.neonpetshop.com.br/

Compartilhar