x
Publicado 19/12/2016 12:22:20

O que faz seu bebê dar risada? Entenda como o pequeno se expressa pelo sorriso

Os primeiros sorrisos do bebê começam cedo e são capazes de mudar o astral da casa para melhor. Além de demonstrar que o pequeno está feliz e confortável, as risadas se tornam um importante canal de comunicação com os pais. Mas o que exatamente o bebê quer dizer com as gargalhadas e como estimulá-las?

Como o sorriso depende da interação entre pai e filho
Bebês precisam de toda a atenção necessária para que se sintam seguros e alegres. Assim como o choro é um indício de que algo está incomodando, o sorriso é uma demonstração de que a criança está feliz e conseguindo interagir com seus pais.

O senso de humor e da felicidade na criança
Pesquisas mostram que o senso de humor no bebê começa a se desenvolver a partir dos oito meses de idade. Antes disso, a criança ainda é incapaz de compreender o humor, o que faz com que ela dê risada daquilo que os outros acharem graça, como um jogo de imitação.

O senso de humor é desenvolvido junto com as habilidades de comunicação e pode variar de bebê para bebê. O que há em comum entre todos eles é que os pais são sempre a principal referência. Se a criança vive em um ambiente onde reinam o bom humor e a felicidade, ela será incentivada a desenvolvê-los.

Dicas para pais estimularem o sorriso dos filhos

Pequenos gestos e brincadeiras simples, principalmente as que envolvem o olhar e o toque, conseguem arrancar gargalhadas deliciosas dos pequenos. Veja alguns deles:
Rasgar uma folha de papel;
Fazer cócegas nos pezinhos ou na barriga;
Bater palmas e cantar parabéns;
Mostrar a ele novas texturas, por exemplo, uma luva macia;
Fazer caretas e caras engraçadas;
Espirrar água e espuma nele durante o banho;
Emitir sons que o bebê possa imitar;
Conversar com ele;
Brincar de esconder o rosto;
Fazer uma bola de chiclete e deixar que ele estoure;
Brincar de cavalinho.