O que custa mais: ser casada ou solteira?

19/01/2016 11:06:20
Compartilhar

Quando falamos de casamento raramente pensamos somente no lado financeiro. O que pesa sobre a escolha de casar ou não é o amor que sentimos um pelo outro e a divisão das emoções ao longo da vida. Mas será que existe um custo financeiro para mudar de estado civil?

Enquanto estamos sozinhas nosso dinheiro é somente para os nossos próprios gastos. Não há uma divisão de contas, de seguros e de despesas. É você por você mesma. Já quando está casada a situação muda. Todas as escolhas têm que ser consensuais e divididas, como também com os gastos e investimentos.

Moradia
Por mais que você já saiba fazer um orçamento sozinha, se dividir com alguém fica mais barato. Além da divisão dos gastos de condomínio ou aluguel, também divide os impostos e as contas do mês. É uma economia e tanto de gastos. Fora a companhia, não é?

Saúde
Quando estiver fechando o plano saúde é preciso ficar atenta a alguns detalhes importantíssimos. Além de fazer uma pesquisa prévia, com algumas concorrentes, escolha a que atende as suas necessidades. Perceba que quando faz um plano para a família, o valor é mais baixo e tem os mesmos benefícios.

Lazer
Os passeios na vida de casado são totalmente diferentes dos de solteiros. Até pode rolar uma balada ou um barzinho com os amigos, mas é de vez em quando. Já os jantares e viagens a dois podem aumentar.

Supermercado
Não dá para evitar: os gastos totais com compras de mercado aumentam quando cresce o número de bocas para alimentar. Mas existe uma vantagem, que é a diminuição do desperdício. As embalagens de comida são geralmente feitas para pequenas famílias. Você consegue fazer compras melhor, sem desperdício e ainda aumenta a variedade da comida em casa. Dividindo a conta a dois, no final acaba saindo mais barato quando somos casadas.

Na ponta do lápis
Por mais que esteja sozinha, isso não é motivo de desânimo e de sentir que está gastando bem mais. Você pode estar gastando mais com itens como lazer, mas se ainda mora com os pais, evita uma série de gastos como condomínio, IPTU, etc. Se você é solteira e mora sozinha, pode sempre procurar equilibrar o seu orçamento do mês e verá que pode economizar em até 20% dos seus gastos. E enquanto não encontra alguém para dividir a conta, curta suas amigas e faça isso com elas.

Fonte:http://financasfemininas.uol.com.br/

Compartilhar