x
Publicado 06/02/2017 10:08:48

O que acontece com o corpo quando se passa mais de 10 horas por dia sentado?

Dores e problemas na coluna, obesidade e sedentarismo são apenas alguns dos problemas mais comuns e conhecidos por quem precisa permanecer sentado por muitas horas, fato normalmente exigido pela rotina de trabalho. Mas saiba que os prejuízos podem ir muito além.

Ficar muitas horas sentado faz mal para a saúde
De acordo com um estudo divulgado pelo Archives of Internal Medicine, ficar mais de 10 horas por dia sentado pode dobrar os riscos de morte dentro dos próximos três anos.

Uma pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade de Boston, nos EUA, divulgou que voluntários estudados em um curto período que permaneceram muito tempo sentados apresentaram aumentados os níveis de colesterol, hipertensão, exibiram indícios de problemas cardíacos e resistência à insulina.

Após permanecer muito tempo sentado na mesma posição, uma série de processos negativos começam a agir sob seu corpo. A atividade elétrica dos músculos da perna é cessada, a queima de calorias recua e a quantidade de enzimas que ajudam a quebrar a gordura é reduzida em até 90%. Após apenas duas horas sentado o considerado bom colesterol diminui 20%.

Especialistas apontam que pessoas que ficam sentadas durante 10 horas ou mais por dia e, além disso, não praticam atividades físicas, podem ter aumentadas em até 10% as chances de morte em um período de entre 2 e 18 anos.

De acordo com profissionais da saúde, as horas em que uma pessoa fica sentada promovem malefícios ao longo prazo e que apenas exercícios físicos não são suficientes para amenizar os prejuízos. Antes de qualquer coisa é necessário diminuir o período em que ficamos sentados.

O fato ocorre porque nosso corpo não foi “projetado” para passar muitas horas na posição. As mudanças no estilo de vida e nas funções de trabalhos, portanto, não são compatíveis com o desenho da anatomia humana.

http://www.vix.com/